Lembranças de S.Paulo- Saudosa Maloca.

Adoniran Barbosa despertou-me a atenção:Saudosa Maloca! Que delícia de mocidade e arrojo de desbravadores. S.Paulo sempre foi para ousados.causa espanto e delícias. O começo para três irmãos foi a Moóca,de acento carregado de italiano,de pessoas simples,de seres humanos em busca de algo mais que o pão e manteiga.A Moóca me traz saudades,assim como aquela rua embaixo do viaduto da Av.Alcântara Machado,junto à fábrica da Souza Cruz.A nicotina permeava tudo...Outro dia,à beira da piscina,em sua casa de praia,lembrei meu irmão que moramos embaixo de uma ponte.Passamos dificuldades e seguimos em frente.Outra turma,irmãos,cunhado,amigos moravam num palacete abandonado da rua da Consolação,parecido com a Saudosa Maloca. O desejo de ir em frente era mais forte que qualquer obstáculo. Ainda bem que não vieram os homens com as ferramentas para derrubá-lo. O Palacete ainda continua lá...Imponente...guardando lembranças. Alguns voltaram...outros se foram para sempre...Me lembro certa noite em que conversávamos e uma fumaceira começou a entrar pela janela do quarto.-*É fogo!*-alguem gritou. Que nada...Era tanto remédio,cápsulas,jogados num cesto durante algum tempo que criou uma reação química e quase explodiu. Êta Maloca de histórias mil! S.Paulo não é sampa de determinado compositor.Ele agride S.Paulo e suas meninas. S.Paulo é muito mais.S.Paulo é prá quem ama a Vida. Viver é doloroso e S.Paulo é gostoso.S.Paulo é prazer e desencanto. É encanto e dor.Quem morou embaixo da ponte e depois foi para os Jardins sabe disso. O deslumbramento de S.Paulo encanta. A realidade é lancinante,fere feito vidro moído nos olhos. O Palacete está lá.A ponte ainda não caiu. A Souza Cruz se foi. Cada um tomou um rumo na vida. O gostoso da Vida é saber que nada é permansivo:tudo é mutável;tudo é e não é. A memória esconde certas recordações,como aquela italianinha da Moóca.Paixão de um caipira recém-chegado. Adoniran continua vivo nos seus versos...a Consolação tinha uma pista única...a Faria Lima também e chamava-se Iguatemi. O Dr.Zerbini fez o transplante...a Ditadura fez o implante da mordaça.A Moóca me traz saudades,assim como o restaurante Flamingo da rua Augusta. Os botões do pensamento começam a se desprender...é hora de parar. Boa-Noite S.Paulo que amo!

Chico Chicão
Enviado por Chico Chicão em 01/06/2012
Código do texto: T3699103