Pensando sobre pensar, pensei...

Estava aqui pensando sobre o ato de pensar... E então, pensei: “Afinal, o que é pensar?” Você já pensou a respeito? Eu já! E foi quando estava pensando sobre pensar que pensei em escrever sobre este pensamento que pensava. E por que não? Afinal, pensar é o que mais faço mesmo... Então, sem parar de pensar comecei a escrever e o resultado é o que você irá ler a seguir:

Pensei que “Pensar” é algo assim como respirar! Ou seja: Se pensa o tempo todo, embora, muitas das vezes que se está pensando, não se pensa que pensando está...

Pensei que “Pensar” é algo peculiar de cada pessoa! Enquanto uns pensam de forma discreta, outros pensam em voz alta e todos ao redor sabem o que o alto-falante pensante está pensando.

Pensei que “Pensar” é algo que acontece antes de agir! Entretanto, existem pessoas que agem sem nunca pensar e outras que pensam sem nunca agir.

Pensei que “Pensar” faz o pensante saber que existe! Todavia, nem todos que existem, sabem pensar sobre algo que possa ser feito... E por quê? Ora, porque, nem tudo que se pensa é algo que existe ou possa vir a existir...

Pensei que “Pensar” só faz quem pensa que pensar não é perder tempo! Ora, quem pensa que pensar é perder tempo, ainda não perdeu tempo suficiente sofrendo com as conseqüências de erros cometidos por não ter pensado.

Pensei que “Pensar” é algo que se faz com a mente! Quando se pensa com a “mente”, se pensa através da lógica; da razão; da inteligência; ou de qualquer outra forma de perceber/entender aquilo que é raciocinável.

Pensei que “Pensar” com a “mente” é o que nos faz ser diferente dos animais! Porém, não convêm pensar somente assim (com a mente). Pois, quem somente com a mente pensa, passa a pensar como se fosse um robô; ou um computador; ou qualquer outra máquina pensante. Entretanto, nós não somos máquinas. Nós somos ou deveríamos "Ser Humanos”. E ser humano com apenas 10% de sua capacidade de pensar é ser potencialmente superior a qualquer máquina de pensar com 100% de sua capacidade. É ou não é? Eu sou! Você não é?

Pensei que “Pensar” também pode ser feito com o “coração”! Quando se pensa com o “coração”, se pensa através das emoções; da sensibilidade; da intuição; ou de qualquer outra forma de perceber/entender aquilo que é relacionável.

Pensei que “Pensar” com o “coração” é o que nos faz diferente de uma maquina! Porém, não convêm pensar somente assim (com o coração). Pois, quem somente assim pensa, passa a pensar de forma instintual. E pensar de forma instintual é o mesmo que ser um animal irracional. Entretanto, nós não somos animais irracionais. Nós somos ou deveríamos ser “Animais Racionais”. É ou não é? Eu sou! Você não é?

Então, pensei e concluí que o melhor “Pensar” se pensa com a mente e o coração.

Agora, pense você sobre o pensamento abaixo:

“Pensar, todos pensam... Mas, nem todos que pensam sabem refletir ou filosofar sobre seus pensamentos". E por quê não? Ora, porque refletir e filosofar são formas de pensar bem mais elaboradas...”

"Refletir" é o pensamento que se faz olhando para dentro do ser! Refletir, é usar o pensamento para avaliar melhor a necessidade de redirecionar algo: Um modo de agir; um modo de ver; ou o próprio modo de pensar. É por isso que uma reflexão bem feita tem efeito naquele que a fez, ou para aquilo que se fez. Refletir é o exercício de pensar concreto!

Por outro lado, "Filosofar" é o pensamento que se faz olhando para fora do ser! Filosofar, é pensar possibilidades do que pode ser pensado. É criar um framework de categorias de pensamentos sobre os mais diversos assuntos ou temas. É por isso que uma filosofia bem pensada pensa no pensamento pelo pensamento e não pelo pensador. Filosofar é o exercício do pensar abstrato!

Em fim, Pensei: “Pensar é algo que só pensando pra saber como é!" Se você ainda não pensou... Então, já sabe né... Peeennnnsse! O que está lhe impedindo?

Pense Nisso!

Fonte: www.antogofe.blogspot.com