Como vão as suas escolhas?

Nascemos belos, ingênuos, puros, cheios de dependências, carentes e ávidos por amor.

Vamos crescendo, fazendo nossas escolhas, nutrindo nosso estilo de vida e traçando nossos próprios caminhos, rotas e trilhas.

Analisando mais profundamente o ser humano, observo que muitas são as fases na vida de cada um de nós. Nossas escolhas interferem em muitas circunstâncias de nossa vida.

Uma frase que não larga da minha boca, é bastante mencionada nas rodas de conversações diárias entre as mais variadas pessoas: A vida é feita de escolhas!

Não restam dúvidas que nossas escolhas vão dizer o que seremos mais adiante. Elas são um passo para o que estamos traçando para o nosso porvir.

Gosto de contemplar as escolhas alheias e de observar até onde vão encalhar as consequências que são frutos das nossas escolhas.

Quando menina, minha mãe pedia para que eu 'escolhesse' o feijão. Confesso que eu ficava meio intrigada com aquela petição, pois quando olhava rapidamente na embalagem 'transparente' do saquinho do grão, não via porquê ter que escolher (catar) o feijão, uma vez que já estava selecionado e embalado.

Só que, ao abrir o envólucro, percebia claramente que havia me enganado redondamente, pois havia umas pedrinhas, uns pedacinhos de palha e outros detritos que não iriam bem se fossem cozidos juntamente com o feijão da família. Daí, fora fácil perceber o porquê do cuidado da minha genitora em que eu escolhesse/catasse o feijão que iríamos saborear.

Trazendo para nossa historinha de vida, é bom selecionar bem os grãos que estamos nos alimentando, pois é sabido que nem tudo o que reluz é ouro e nem tudo o que aparenta é.

A parábola do feijão, é um clássico exemplo do que estou tentando transmitir para os meus amigos e leitores.

Escolha bem seus caminhos. Trace bem seus objetivos. Persiga incessante e perseveradamente seus ideais. Cultive o hábito de escutar os mais velhos, desde que estes sejam sábios e não apenas sabidos. Cuidado com os camaleões de plantão que certamente você se deparará no curso da sua trajetória de vida.

Dessa forma, você saberá lidar com os diversos 'artistas' da vida e saberá se portar como um sábio em qualquer situação, falando quando deve falar e calando quando for oportuno.

Só não deixe de ser original, prudente, sincero, firme e leal.

Finalizando, não posso deixar de fazer menção a um trecho bíblico muito oportuno para esta crônica e que diz assim:

"Dos homens são as preparações do coração, mas a resposta certa vem da parte do Senhor!".

Fátima Burégio
Enviado por Fátima Burégio em 14/05/2012
Código do texto: T3668268
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.