RECANTO DAS LETRAS - Adequado ou inadequado?
 
 
O conceito do certo ou errado, do permitido e do não permitido, do que é sensual e o que é pornográfico, vem a muito sendo pauta de discussões infindas por parte da sociedade.

O que para uns é errado para outros constituí a mais certa das verdades e aceitação assim é, quando lemos ou vemos em filmes, livros etc. Os sultões e homens de outras sociedades, serem casados com várias mulheres o que para nossa cultura é proibido inclusive por Lei.

Noutro sentido, para nós é perfeitamente aceitável nos alimentarmos de outras vidas, outros animais como, por exemplo, o animal de consumo mais consumido no Brasil, o boi. Entretanto, esse mesmo animal, em outras culturas em outras sociedades, é considerado sagrado, portanto, inaceitável proibido o seu consumo.  

Aqui no Brasil é um absurdo para nossos parâmetros de conceitos que um marido venha oferecer sexualmente a sua esposa para um visitante que pernoite em sua residência coisa, perfeitamente normal e aceitável entre os Esquimós. 

Não estou dizendo é claro, que concordo e acho isso natural afinal, sou brasileiro e vivo em de acordo os costumes e leis do meu País. Mas, coloco em questão apenas, para deixar bem claro que, o que é proibido para uns, pode ser perfeitamente natural para outros seres viventes desse mesmo planeta.


Tudo isso, para por em pauta a discussão sobre o conceito de adequado e inadequado que vem sendo imposto recentemente pela política editorial deste site (Recanto das letras), retirando dos meus textos e dos textos de muitos outros autores, imagens segundo eles, “inadequadas.”

Transferindo poemas sensuais para textos eróticos. Coloco a discussão em pauta não porque ache que isso venha prejudicar-me de algum modo, mas sim, porque acho que o poeta, o escritor, o artista plástico, o ator, que tem suas criações proibidas ou escondidas se sentem no mínimo desestimulados, desrespeitados e incompreendidos. 

Lembro-me bem que há anos atrás os comediantes Costinha, Dercy Gonçalves, Chico Anísio e outros, foram algumas vezes, suspensos “censurados” bem no meio de seus programas por falarem algum tipo de piada “inadequada” aos censuradores, assim como, censurados foram, muitos dos compositores brasileiros, hoje todos consagrados. É fato que esses mesmos comediantes, compositores, hoje são homenageados, recebem troféus sobre eles, fazem documentários, minisséries e até filmes.

Como disse anteriormente vivemos e “temos” que viver em de acordo com os costumes e conceitos de onde vivemos e é por conta disto, que não vou ficar aqui arguindo ou mesmo discordando da política administrativa daqueles que administram o site Recanto das Letras.

O melhor de tudo é que os homens com suas inteligências procuram soluções para todas as coisas que os incomodam e são nos desconfortos que o homem produz as melhores alternativas, soluções.

No meu caso particular todas as imagens, todos os textos transferidos irão para o meu blog. (www.paulocoelhocesar.blogspot.com) Assim, poderão ser lidos, poderão ser vistos do jeito que o autor se permitiu criar.
Então por daqui pra frente, todas às vezes, que por motivo da criação, tiver de falar ou mostrar algo (“inadequado”), continuarei editando sim, no Recanto das Letras, lugar onde exponho meus textos por mais de oito anos e possuo site pago para editá-los.

Entretanto, em respeito às normas recentemente adotadas, no lugar do texto, no lugar da imagem, os leitores irão encontrar o título do texto e o endereço do blog onde poderão ser lidos e apreciados do jeito que foi criado.


Esta é apenas uma ideia, um recurso que, nós autores poderemos usar para editarmos nossos textos em harmonia com nossos sentimentos e conceitos.


Paulo Cesar Coelho
Enviado por Paulo Cesar Coelho em 06/05/2012
Reeditado em 06/05/2012
Código do texto: T3652475
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.