CRÔNIC/ORAÇÃO PARA O DIA DO TRABALHO

Senhor, que o meu trabalho seja fonte de eterno agradecimento! Tenho um trabalho. E por isso devo dizer-Lhe “Obrigada, muito obrigada!”. Não importa que ele seja árduo, duro, cansativo e me dê muitas preocupações. É isso mesmo que o faz nobre,divino, pois me faz pensar, inventar, mudar, me desdobrar, me esforçar e aprender a conviver. Pode haver coisa mais importante que isso para quem está, a cada dia, buscando ser uma pessoa melhor?

Não, não é pouco o que aprendo com meu trabalho! Aprendo que o mundo não é meu. Preciso dividi-lo com outros que também precisam trabalhar. Meu espaço não pertence só a mim. Por ele transita também quem está em busca de sobrevivência e realização. Minhas ideias não são únicas. Por mais que eu acredite nelas e as defenda, elas não são portais de verdades absolutas. Outras palavras que ouço são também versões de outras verdades. E como é bom Senhor, compreender que nem sempre estou certa neste universo a minha volta. E para fazer parte dele preciso estar sempre em mudança.

Ah, Senhor, obrigada por este exercício diário de tolerância, paciência, renúncia, entendimento e reflexão que é o meu ambiente de trabalho. É nele que me são dadas as chances para crescer, melhorar e meditar sobre as mais diversas (e complexas) faces da arte de conviver. Ele me ensina a calar, a conter sentimentos, a frear impulsos, a praticar o equilíbrio. Ele me ensina a falar, a mostrar um mundo que existe dentro de mim, que é rico, grandioso, e pode contribuir em muito para promover o bem. Depende muito de mim...

Grata, mil vezes grata Lhe sou, Senhor, por me mostrares que não estou em vão nesse lugar chamado Mundo. Vim construir, ensinar, aprender, frutificar, ajudar a quem precisa com uma parcela, por pequena que seja, de meus talentos. Talentos estes, que todos nós temos, ainda que alguns prefiram não mostrá-los, ou exercê-los. Que bom poder devolver em bem os talentos que, gratuitamente, de Ti eu recebi! Que isto sirva para motivar outras pessoas, e fazê-las acreditar que são capazes tanto quanto eu... Ao mesmo tempo, permita-me ver em outras pessoas, razão para aprender o que elas têm a me ensinar...

Como poderei, Senhor, dizer-Lhe de toda a minha alegria ao acordar todos os dias lembrando que irei para o trabalho? Se há sol, vou pelo caminho aproveitando a luz e o calor, pensando no quão feliz estou em poder caminhar com minhas próprias pernas. Se faz chuva, não deixo que o dia frio, feio e recolhido me entristeça. Vou encontrar pessoas, trocar e renovar energias, e, certamente, nem vou perceber que talvez o dia não esteja tão radiante...

É ali, no meu trabalho que o tempo voa, Senhor! Não vejo a hora passar, não me tomam os problemas lá de fora, apenas me dedico ao que fui fazer: trabalhar. É assim que me comprometo a fazer com que outras pessoas recebam o melhor de mim, naquilo para o qual me preparei: servi-las bem, com dignidade, com respeito, que é como merecem. Ainda, Senhor, não poderia deixar de dizer-Lhe: sou grata, imensamente grata pelo dinheiro que me pagam ao fim do mês. É com ele que saldo minhas contas, cuido de mim, e dos outros. É sagrado, é abençoado cada centavo, porque sei que foi recebido em troca do que tenho de mais precioso: o amor ao que faço.

Enfim, Lhe peço: cuida, Senhor, daqueles que em nosso imenso, rico e injusto País ainda não têm um trabalho, ou mesmo um salário digno. Estes não têm como cuidar de si e da família naquilo que é essencial ao ser humano: o direito a viver com dignidade. Que não lhes seja negada uma pontinha de esperança a fim de que não desanimem. Por fim, que seja dada a quem governe a consciência necessária para a promoção de melhores condições de vida e de trabalho. O povo deste nosso Brasil merece muito!

Amém!!!