O EXEMPLO DE UM POVO DETERMINADO

 
                Da Bomba Nuclear de Hiroshima aos destroços da Tsunami
 
Como retaliação ao ataque a Pearl Harbor, que destruiu uma esquadra Americana, os japoneses receberam como resposta a detonação de uma bomba nuclear nos dias 6 e 9 de agosto de 1945 que aniquilou duas cidades,  matando 140  mil pessoas em Hiroshima e 80 mil em Nagasaki, não considerando as mortes indiretas pós guerra.
“É maravilhoso que Hiroshima e Nagasaki se levantaram das cinzas do inferno da guerra, embora alguns cientistas na ocasião do bombardeio tenham achado que isto seria impossível. As poucos a natureza reagiu, e seus esforços tiveram o apoio de pessoas que tentaram restaurar e reabilitar as cidades. Aqui eu concordo com o Senhor Oe Kenzaburo, escritor e ganhador do Prêmio Nobel de literatura em 1994, que escreveu uma vez que ele gostaria de chamar a atenção das pessoas para o exemplo dado pelos filhos daqueles que sofreram com o bombardeio em Hiroshima: eles mostraram extraordinária energia e a energia e o desejo de reabilitar os lugares destruídos pelas bombas. O seu apoio e inspiração têm sido importantíssimos no esforço de trazer a vida de volta às duas cidades”.
“Sim, nós devemos ver o outro lado de Hiroshima e Nagasaki, a restauração e a reabilitação que eles conquistaram. Mas não devemos esquecer que esta restauração não foi conseguida somente através do esforço humano, mas através dos poderes curativos da natureza, que trouxe de volta a vegetação, os insetos, os peixes, os pássaros, os pequenos animais e tudo o mais que tem vida e participa da integração ecológica. Hiroshima foi destruída em uma fração de segundos e transformada em solo estéril do qual não se esperava vida alguma pelos próximos 75 anos; no entanto, quando eu visitei a cidade, 57 anos depois do bombardeio, ela tinha parques verdes para recepcionar a mim e aos outros visitantes.”Akira Kibi,Revista Espaço Acadêmico 2005”
 
                                     DOS DESTROÇOS DA TSUNAMI
Um Ano depois:
 
Em todo o Japão, a população se mobiliza para recolher fundos para a reconstrução do país, depois do terremoto seguido de tsunami que deixou um rastro de destruição. Mesmo em regiões distantes das áreas afetadas, como a de Quioto e Osaka, é possível ver grupos recolhendo doações nas ruas.
Os estudantes da Universidade de Educação de Nara Yamaoka Akihisa, Sogo Yutaro e Omichi Asuhiro abordam os pedestres nas ruas cidade, próxima a Quioto e cerca de 400 km ao sul de Tóquio, pedindo contribuições.
Yutaro conta que a ideia foi de Akihisa. "Este desastre foi 10 vezes maior que o de Kobe, por isso todas as regiões do Japão precisam se unir", diz Yutaro.Hoje, o imperador japonês Akihito fez um pronunciamento na televisão dizendo que o povo japonês precisa se unir para superar este momento difícil.
Na sexta-feira, 11, o Japão foi devastado por um terremoto que, segundo o USGS, atingiu os 8,9 graus da escala Richter, gerando um tsunami que arrasou a costa nordeste nipônica. Fora os danos imediatos, o perigo atômico permanece o maior desafio. Diversos reatores foram afetados, e a situação é crítica em Fukushima, onde existe o temor de um desastre nuclear.
Juntos, o terremoto e o tsunami já deixaram mais de 3,3 mil mortos e dezenas de milhares de desaparecidos. Além disso, os prejuízos já passam dos US$ 170 bilhões. Em meio a constantes réplicas do terremoto, o Japão trabalha para garantir a segurança dos sobreviventes e, aos poucos, iniciar a reconstrução das áreas devastadas.”Mario Laranjeira,Diretor da Yokohama” 
 
O QUE O PODER PÚBLICO FEZ PARA AS CIDADES DESTRUIDAS PELAS ENCHENTES DE 2011 noBrasil? 
 
“Gestão Pública, sem eficiência Fonte: Por: Caio Nárcio – Presidente da JPSDB Negligência do Governo Dilma, transforma chuvas em catástrofes – comentário de Caio Nárcio sobre artigo de Aécio Neves “Nossas Tragédias” Em 02 de janeiro de 2012, Willian Waack disse, na abertura do Jornal da Globo, que entra ano e sai ano, vemos, neste período”.
“Gestão da lentidão: Governo Dilma do PT não consegue liberar recursos emergenciais para municípios mineiros atingidos pelas chuvas”
“Gestão Pública, sem eficiência Fonte: Estado de Minas Emergência de tartaruga Até agora, nenhuma cidade mineira recebeu recursos para cobrir necessidades básicas, anunciados há quatro dias pelo ministro Bezerra. Burocracia dificulta acesso ao dinheiro O significado de emergência parece ser diferente para o governo federal e para quem sente na pele as consequências das chuvas”
“Chuvas em Minas, gestão pública, sem eficiência Fonte: O Globo  Mesmo com histórico de tragédias,  Brasil não investe em prevenção País gasta R$ 6,3 bilhões em socorro e R$ 745 milhões para evitar acidentes A Comissão Especial de Medidas Preventivas e Saneadoras de Catástrofes Climáticas da Câmara dos Deputados concluiu relatório que aponta para um [...]”
“DNIT sem gestão: Mais de 70% das estradas danificadas no pais são mineiras – barreiras, erosões no asfalto e cheias dos rios isolaram o Estado”
“estão deficiente, Gestão Governo Dilma, caos na gestão pública Fonte: Mateus Parreiras e Pedro Ferreira – Estado de Minas Sem saída Ministro admite que 71,4% das BRs mais danificadas pela chuva no país estão em Minas. Para especialistas, queda de barreiras e erosões revelam política de conservação ineficiente As estradas que integram Minas Gerais ao restante do Brasil.”
“Descaso: Governo do PT não monitora repasse de verbas para chuvas – Pernambuco recebeu 110 vezes mais recursos que Minas.”
“Gestão sem eficiência, governo Dilma Fonte: Marcelo da Fonseca e Maria Clara Prates – Estado de Minas Um mineiro vale R$ 1,46 e um pernambucano vale R$ 160,97 Repasses para prevenção a enchentes em Pernambuco, estado do ministro Fernando Bezerra, são 110 vezes maiores que os destinados a Minas, levando em conta a população atingida [.Comitiva do Governo Anastasia pede à União R$ 3,9 bilhões para obras de prevenção e recuperação das cidades mineiras atingidas pelas cheias.”
“Chuvas em Minas, Gestão Pública Fonte: Amanda Almeida – Estado de Minas MG pede R$ 3,9 bi para 318 projetos O governo de Minas pediu ontem ao governo federal R$ 3,9 bilhões para obras de prevenção e de recuperação dos municípios atingidos pelas chuvas deste ano. Uma comitiva, representando o governador Antonio Anastasia (PSDB), entregou à ministra de Planejamento, Miriam Belchior”
Nota: Daí, dá prá se ver que o Brasil é  ANTÍPODA DO JAPÃO em tudo.
 
Fragmentos de publicação de Akira Kibi e Jornal Academico e Imprensa Brasileira
Enviado por ateleszimerer em 23/04/2012
Reeditado em 23/04/2012
Código do texto: T3628653
Classificação de conteúdo: seguro