NÃO DEIXE ESCAPAR O MOMENTO

Todo o instante é sempre mágico. Por isso mesmo, nunca devemos deixar escapar o momento. É preciso ter o discernimento correto para não perder as oportunidades que nos são apresentadas cotidianamente, todos os dias, às vezes ocultas em miúdos detalhes que passam desapercebidos. Dia e noite mensageiros nos são enviados e com eles nos deparamos vida afora. Mas, estressados, atribulados, preocupados com o que foi e com o que será, deixamos de vê-los ou senti-los. Ás vezes o nosso mensageiro é apenas a brisa que sopra. Outras vezes é um cachorro que late, um pássaro que trina, uma flor que se abre. Um grilo dentro da noite, ou um galo que canta na madrugada. Às vezes o mensageiro é uma lagartixa subindo pela parede, ou uma formiga que passeia pelo jardim. Um besouro que voa, uma joaninha entretida em meio às folhas, uma abelha, uma lagarta ou um beija-flor. Ás vezes a mensagem se esconde no vôo da efêmera borboleta. Outras vezes as mensagens são intensas, esparsas e breves, como o piscar dos vaga-lumes. Ou se propagam na fragrância e na beleza de rosas multicor. Cada pequeno ser que vive e se movimenta pelos vastos caminhos de Deus têm uma lição a nos passar. E também a pedra, a montanha, os rios, os lagos, as nuvens, a chuva, o orvalho, o pôr-do-sol e as estrelas, tudo o que existe aqui e para além do firmamento, tudo, sem exceção, está querendo nos contar alguma coisa. E precisamos apurar os ouvidos e criar olhos capazes de melhor contemplar. Ver, ouvir e sentir para além da casca e da mera aparência. Tudo tem uma essência, tudo tem um significado profundo para quem sabe ler, escutar e sentir os detalhes miúdos do mundo. Mensagens simples podem ser o tesouro escondido, a grande lição que vai nos fazer mais completos, mais humanos... E mais divinos. Dessa forma, cada pequeno momento pode se transformar numa grande oportunidade de crescimento. E a gratidão vai florescer e frutificar como nunca dentro do nosso coração, pois todo o instante é mágico e pode transformar a nossa Vida. Mergulhemos, pois, na magia, no fascínio e na poesia de cada momento.

(José de Castro, 25/01/07 – dedicado a todos os poetas, poetisas e leitores do Recanto)


José de Castro
Enviado por José de Castro em 25/01/2007
Reeditado em 25/01/2007
Código do texto: T358214
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.