VELHOS AMIGOS

VELHOS AMIGOS

(Crônica de Carlos Freitas)

Sexta feira. Fim de semana chegando, churrasco marcado com amigos, e lá fui eu para o supermercado comprar as matérias prima: – carne e cerveja.

Entro num corredor qualquer, quando vejo no outro extremo um amigo da época escolar. Não o via há séculos! Corri ao seu encontro gritando: Henrique – sua grande Bichona! - Como você está cara? Abri os braços para aquele abraço de saudade. Ele havia me reconhecido. Porém, antes que o abraçasse senti uma algema fechando-se em meu punho.

- O senhor está preso – ouvi o policial dizer. Vamos para a Delegacia.

Sem entender patavina perguntei: - Policial, posso saber o que fiz?

– Acabou de praticar Homofobia. Bichona é ofensivo. Poderia tê-lo chamado de Big Homossexual.

Antes mesmo que me defendesse Henrique tentou argumentar: - Doutor, o “quatro-olhos” aí é um amigo antigo do primário! Esse tratamento é pura camaradagem! – Ah então são amigos? - De escola? – E sempre se trataram assim? – Isso senhor, é coisa que vem desde criança!- argumentei.

No instante seguinte Henrique via-se também preso pela outra ponta da algema. – O senhor também está detido - avisou o policial. – Ainda perplexo pelo que acontecia questionei: - Mas senhor o que foi que ele fez? – Prática de Bulling meu caro - por muitos anos na escola, chamando-o de “quatro-olhos”! Já alterado Henrique exclama: - Somos amigos de infância porra! Não perdemos o contato entre nós, e olha que todos tinham apelidos que o senhor nem imagina! - Alguns? – Boca de Sapo, Fedidinho, Orelha, Pimpão e Mãozinha. Nesse instante preferi desviar a conversa antes que as coisas piorassem. – Senhor policial – disse eu, a verdade é que vim aqui com um camarada apenas para comprar carne e cerveja para um churrasco. Ele poderá confirmar para o senhor tudo o que falamos.

O que aconteceria instantes depois me fez acreditar que a coisa iria feder ainda mais!

Vi meu camarada Zé “Pé de Pato” chegando e carregando uma peça de alcatra. Nem o chamei pelo apelido para não piorar tudo, porém, sem saber o que rolava e vendo-me algemado, foi logo perguntando: - que merda é essa Negão? – O que foi que aprontou agora?

Definitivamente, fora tudo pro vinagre, ou melhor, nós três.

Fomos todos parar na Delegacia do bairro, e ainda hoje estamos respondendo a processos por Homofobia, Bulling e Racismo, porém, nossa amizade continua a mesma, como sempre foi!

Por tudo isso, cheguei à triste conclusão que hoje, é um perigo encontrar velhos amigos em locais públicos!

Carlos Freitas
Enviado por Carlos Freitas em 14/02/2012
Reeditado em 29/11/2018
Código do texto: T3499004
Classificação de conteúdo: seguro