Estava novamente analisando o ser humano e percebi o quanto é fácil usarmos  nossas línguas para falarmos o que é interessante e o que não é.
Entendi, portanto, porque na Bíblia tem um trecho sagrado que diz que a língua é como uma brasa. Diz que com ela bendizemos a Deus e amaldiçoamos os homens feitos à imagem e semelhança de Cristo. Prossegue afirmando que nós pomos freios na boca dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo. No entanto, a língua é um pequeno membro que se gloria de grandes coisas e que é muito difícil domá-la. A língua é também um fogo que incendeia um grande bosque.

Tudo isto me deixa reflexiva e cautelosa, pois gosto de falar, de interagir, mas há momentos em que é mister que refreemos nossa língua, respiremos fundo, pensemos por 7 segundos, e, finalmente digamos algo que venha à contribuir positivamente em  qualquer situação e não inflamar ainda mais.

Tenho vários amigos e uma filha tagarela, assim como eu, mas fizemos um trato: Falemos, falemos mesmo, mas conversas construtivas e enriquecedoras, não fúteis. Tempo é ouro!
Trocamos ideias até altas horas, porque aprendi com o pai dos meus filhos que: de bem fala, de mal, cala!
Ele  sempre me dizia isto quando eu queria falar alguma coisa que ele não achava conveniente nem apropriado. Levei alguns puxões de orelhas, mas finalmente aprendi. Guardo isto comigo por longos 23 anos e tem dado certo. Continuo curiosa do mesmo jeito que nasci; falante, expansiva, extrovertida e desinibida. Contudo, nunca paroleira ou fútil.
Devemos por freios em nossas línguas, pois como enfatizei inicialmente, a tal da língua é como uma brasa! Cuidado!

Não posso encerrar esta crônica, sem fazer menção de um outro trecho bíblico que diz: - A boca fala do que o coração está cheio!
Sempre fico muito alerta ao que estou escutando. Não empresto meus ouvidos à toa. Procuro sempre filtrar as palavras que estou escutando, e muitas vezes me surpreendo com o que está no coração das pessoas. Nossa! Tanta maldade! Tanto egoísmo! Tanta ganância! Tanta inveja! Deus!!! Clamo eu: - Deus, trabalhe na mente e no coração destas criaturas más, perversas, invejosas e maliciosas que deparo-me vez por outra. Use de compaixão para com a humanidade (da qual faço parte) e nos ajude a prosseguir!

Que tua língua sempre profira coisas boas e agradáveis, e que sejais uma pessoa vibrante, ponderada e abençoada!

É isto que te desejo!




Trecho bíblico citado: Tiago cap.3 
Contos e Encantos
Enviado por Contos e Encantos em 10/02/2012
Reeditado em 27/02/2012
Código do texto: T3491884
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.