GIGANTE ADORMECIDO NÃO FAZ NADA!

Sempre digo que um gigante adormecido não faz nada. É fraco, inerte.

No dia-a-dia da própria cultura que estamos inseridos, somos quase que programados para sermos super humanos.

Temos que ser o melhor.

Sim, eu posso! Falava aquela campanha publicitária famosa.

As grandes empresas do momento, dizem ao desejarem contratar um funcionário: - Você está preparado para conviver, lidar diariamente com pressão? Você sabe trabalhar sob pressão?

Certa entrevista numa grande empresa multinacional, creio que perdi a vaga por uma frase que não hesitei em responder quando me questionaram sobre saber trabalhar sob pressão. Eu disse: -Sei sim, mas sei também pôr pressão em patrões despreparados para lidarem com seus subordinados!

Saí daquela entrevista rindo da situação, mas feliz por falar a verdade de forma tão simplória.

Precisamos sim estar inseridos no mercado de trabalho, na sociedade num cômputo geral, mas sabendo sobreviver entre as serpentes e os escorpiões.

Conheço várias pessoas que trabalham nas gigantes do mercado. Ficam aterrorizadas só de pensar em perder a colocação. Meu Deus, eu já presenciei pessoas fazendo terapias diárias em centros psicológicos apenas porque perderam a colocação na 'gigante' que trabalhavam por anos à fio.

Nada contra o sentimento de pesar que o trabalhador deve sentir. É salutar chorar sua dor. De repente mexe com toda uma estrutura familiar, todo um projeto de vida, todo um comodismo, mas daí a arrear as armas e dar-se por vencido, esquecendo-se de suas qualidades, desempenhos e aptidões, não vejo sentido. Sinceramente!

Os gestores departamentais de grandes empresas são convocados a incentivarem a produção, a atingirem a meta estabelecida, a trabalharem muitas vezes como se fossem dois, e, num instante de mudança organizacional, simplesmente demitem aquele líder, porque é conveniente naquele momento.

Esquecem todos os anos de dedicação que aquele associado exerceu e trocam-no, sem dó nem piedade.´

Já trabalhei numa empresa que em certa reunião de líderes (da qual eu fazia parte), um dos presentes disse: - É, vocês sabem que aqui na empresa vocês são somente um número, não é? Então tratem de cumprir suas metas, organizarem seus setores e vamos em frente!

Para surpresa de todos os presentes, eu pedi licença à palavra e disse: - Caro diretor, se os demais colegas concordam em ser apenas um número, eu Fátima Burégio, discordo de seu posicionamento, pois sou um ser humano capaz, produtivo e remunerado por exercer tarefas nesta gigante do varejo.

O clima ficou tenso, mas à partir daquele momento, o diretor e demais líderes superiores a mim, mediam as palavras que iriam colocar, pois sabiam que eu não tolerava certos abusos de autoridade.

Permaneci naquela empresa até o dia que eu quis. Saí quando eu pretendi! Até senti saudades... Logo passou!

As oportunidades estão aí, os capacitados também, mas o respeito deve ser a balança dosadora de um bom relacionamento em qualquer ambiente, afinal, como bem pontuei no título desta crônica: Gigante adormecido não faz nada!

Seja um gigante em sua própria trajetória de vida. Dessa forma, saberá lidar com os gigantes empresariais que fatalmente cruzarão seu caminho.

Contos e Encantos
Enviado por Contos e Encantos em 03/02/2012
Reeditado em 04/02/2012
Código do texto: T3479038
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.