PROGRAMAS NÃO RECOMENDADOS

Alguém aí se lembra da censura?

Aquela coisa que proibia crianças de assitirem a filmes pornôs, etc.

Não sei mais como isso funciona, mas eu já fui impedida de entrar no cinema. Não era um pornô, era terror!

Acho que tinha eu 12 ou 13 anos de tenra idade, quando chegou na minha cidade o filme do ano “O Exorcista”.

Eu fiquei louca para assistir, mas a censura proibia menores de 18 anos, e eu não podia, lógico.

Bolei um plano: 1º convenci um primo que tinha mais de 18 anos a ir comigo; 2º me maquilei e fiz toda a produção para parecer mais velha, salto alto escondido da minha mãe, muito laquê, etc; 3º autoconfiança.

Fomos para o cinema como um casal, mãos dadas e tudo. Compramos as entradas sem problemas e entramos no hall do cinema. Foi aí que se deu o problemão. Dei de cara com o Juiz de menores - era como chamávamos o titular da vara da infância e juventude, e ele, amigo do meu pai. Frequentava a minha casa. Olhou pra mim e sequer falou, apenas me mostrou o caminho da saída e eu obedeci calada.

Meu primo que não se solidarizou comigo, entrou e assistiu ao filme. Quando chegou em casa riu muito de mim, que estava muito irritada por não ter conseguido meu intento.

Só assisti a este filme muitos anos depois, na ilha de Paquetá, e na volta da seção para casa, quase morremos de medo, eu e as outras meninas que conseguimos burlar a censura.

Hoje, observei que existe um desenho animado “Não recomendado para menores de 12(doze) anos”. Meu sobrinho de 10(dez) anos, estava assistindo, e quando comentei ele respondeu que sempre havia assistido, e riu da censura.

Oras, é apenas um desenho animado, passa em horário infantil.

Mas tenho perguntas que não querem calar:

1º Crianças podem assistir jornal? Devemos proibir as crianças de conhecer as agruras da vida?

2º Crianças podem saber das guerras? Podem ver ao vivo as milhões de bombas caindo sobre um lugar e matando milhares de pessoas, sejam elas terroristas ou não?

3º As guerras devem ser classificadas como filmes de terror, impróprios para menores de 18 anos?

4º As novelas que passam durante o dia? Aquelas que eram destinadas ao público adulto no horário noturno. Será que as cenas para adultos foram cortadas para poder ser transmitida a novela em qualquer horário?

5º E os jogos de computador, onde ganha quem mata mais? Será que são proibidos a menores de 18 anos?

Nossa, agora onde vou achar as repostas para estas simples perguntas.

Quanta hipocrisia!

Cinthya Fraga
Enviado por Cinthya Fraga em 03/02/2012
Reeditado em 29/09/2014
Código do texto: T3478424
Classificação de conteúdo: seguro