Nosso Truísmo

Micro Coliseu Hodierno Interiorano. Eis o que é: Recinto de Exposições. Local onde, uma vez por ano, há um espetáculo que leva seus frequentadores a outras paragens além de si próprios.

Natureza: progenitora de tudo e todos, causa primeva da existência, biológica ou ideológica, peça mestra do mecanismo evolutivo.

Homem: bípede pseudo-sapiente, resultado de Eras de evolução e que tenta na maioria das vezes dominar seus instintos.

No entanto, durante o espetáculo realizado na Exposição ou casa de rendez-vous, o homem deixa de lado seu genótipo e fenótipo constituintes de seu atual protótipo e se metamorfoseia. Seus instintos (aflorados uma vez ao ano) através do desvario, lascívia, lubricidade e voluptuosidade são reptados pelos feromônios exalados das gônadas dos festeiros.

Em meio a poeira, carraspana, suor, ópio, excrementos, testosterona e progesterona começa a haver a descalçadela provocada pelo desejo desenfreado que fora estremunhado pela coprolagnia.

Nessa festa, o Homo Sapiens torna-se ruminante e equino, touro e vaca, cavalo e égua no cio à procura do coito enquanto pratica ménage-à-trois , poliginia e poliandria. O descalabro indecoroso dos bacanais Dionisíacos, de Nero, Calígula ou ainda Sade e Masoch imperam nessas noites abjetas nas quais o citadino junge-se ao provinciano, a fidalguia à patuléia.

O clímax, o frenesi, atingem o apogeu incontinenti.

Lá, os latagões como touros e potros deixam de ser janotas, vestindo suas calças de couro cru a lhes pressionar os colhões e saem ao encalço dos vários espécimens de potrancas para fornicarem.

Ah, as poldras! Estas existem de formas várias. Existem as do tipo pífio que esperam um aríete para abater o fogo de suas frias carnes tremulas e um beijo cabal que lhes espostejem corpo e alma antes, durante e depois da cópula. Todavia, há ainda as poldras que se fazem de impolutas (dizendo não gostarem ou não se envolverem com esse tipo de coisa). Em verdade, estas não passam de proxenetas ou marafonas desmilinguidas e desenxabidas que vêem a Exposição como um lupanar no qual encontrarão línguas hirtas e intumescidas que tal qual a azorragues peremptoriamente lhas cubram de prazer.

É comezinho que os feitos desse festim causam-nos uma mossa ignominiosa por preterirem a moral e os bons costumes que são rompidos pela frincha através da qual eclodem a luxúria e a devassidão.

Porém, nada disso é um vaticínio aziago. Somente é, em suma, a definição e descrição da tão afamada festança provinciana.

Além disso, é o que o Ser Humano realmente é: matéria, carne e desejo.

Eis: O Nosso Truísmo.

GLOSSÁRIO DE “NOSSO TRUÍSMO”

*Truísmo = verdade incontestável, tão evidente que não é necessário ser enunciada.

*Micro = muito pequeno.

*Coliseu = O Coliseu, também conhecido como Anfiteatro Flaviano, deve seu nome à expressão latina Colosseum (ou Coliseus, no latim tardio), devido à estátua colossal de Nero, que ficava perto a edificação. Localizado no centro de Roma, é uma excepção de entre os anfiteatros pelo seu volume e relevo arquitectónico.

*Hodierno = dos dias de hoje; atual.

*Interiorano = relativo ao interior; que é do interior.

*Paragem = lugar onde se pára; parada.

*Progenitora = indivíduo que origina uma descendência: mãe.

*Bípede = que anda em dois pés.

*Pseudo = prefixo que significa falso.

*Sapiente = conhecedor das coisas divinas e humanas; sábio, erudito.

*Casa de rendez-vous = zona do meretrício; lupanar; prostíbulo.

*Genótipo = constituição genética de um indivíduo.

*Fenótipo = característica de um indivíduo, determinada pelo seu genótipo e pelas condições ambientais.

*Protótipo = primeiro tipo ou exemplar; modelo.

*Metamorfosear-se = transformar-se; modificar-se.

*Aflorar = vir à tona.

*Desvario = desvairamento; desorientação; desnorteamento.

*Lascívia = libertinagem; lubricidade.

*Lubricidade = lascívia.

*Voluptuosidade = grande prazer dos sentidos, sobretudo, o prazer sexual; volúpia.

*Reptar = desafiar; instigar; impelir; suscitar; açular; incitar.

*Feromônio = os feromônios ou feromonas são substâncias químicas que, captadas por animais de uma espécie (intra-específica), permitem o reconhecimento mútuo e sexual dos indivíduos. Os feromônios excretados são capazes de suscitar reações específicas de tipo fisiológico e/ou comportamental em outros membros que estejam num determinado raio do espaço físico ocupado pelo excretor. Existem vários tipos de feromônio, como os feromônios sexuais, de agregação, de alarme, entre outros.

*Exalar = lançar de si (vapores, odores, etc); sair; emanar; evolar-se.

*Gônada = glândula sexual que produz gametas e segrega hormônios. (Os testículos são as gônadas masculinas e os ovários, as femininas).

*Carraspana = bebedeira; pifão; pileque; porre.

*Ópio = substância que se extrai dos frutos imaturos das papaveráceas, e que é usado como narcótico.

*Excremento = tudo que os animais expelem pelo corpo pelas vias naturais; fezes.

*Testosterona = é um hormônio esteróide produzido, tanto nos homens quanto nas mulheres. Nos homens pelos testículos (os quais também produzem espermatozóides e uma série de outros hormônios que controlam o desenvolvimento normal e funcionamento), nos indivíduos do sexo feminino, pelos ovários, e, em pequena quantidade em ambos, também pelas glândulas supra-renais. Vale ressaltar que a síntese da testosterona é estimulada pela ação do LH (hormônio luteinizante), que por sua vez é produzido pela pituitária anterior (adenohipófise ou simplesmente hipófise).A testosterona é responsável pelo desenvolvimento e manutenção das características masculinas normais, sendo também importante para a função sexual normal e o desempenho sexual. Apesar de ser encontrada em ambos os sexos, em média, o organismo de um adulto do sexo masculino produz cerca de vinte a trinta vezes mais a quantidade de testosterona que o organismo de um adulto do sexo feminino,[1] tendo assim um papel determinante na diferenciação dos sexos na espécie humana.

*Progesterona = é um hormônio esteróide produzido, a partir da puberdade, pelo corpo lúteo e pela placenta durante a gravidez. A progesterona é o segundo hormônio feminino e é produzida principalmente no ovário. No processo da ovulação, o Ovócito, célula fértil feminina, se encontra dentro de uma pequena bolinha de líquido chamada folículo. Este folículo produz o estrógeno, hormônio feminino básico. É o estrógeno que faz o aspecto físico da mulher. Após a liberação do óvulo este folículo se transforma em corpo amarelo ou lúteo, e começa a produzir progesterona, a qual prepara a mulher para a gestação e o aleitamento. A progesterona age em todo o corpo físico da mulher preparando-a para a gravidez. Muitas mulheres tem deficiência de progesterona e isto não parece ter um significado muito importante para o organismo. Sua maior conseqüência é a amenorréia, ou falta de menstruação. É um hormônio essencial na manutenção da gravidez. É primeiramente produzida pelo corpo lúteo do ovário, até cerca de 20 semanas de gestação, sendo depois sintetizada pela placenta. Muitas mulheres inférteis, com falhas de implantação e com aborto recorrente apresentam baixos níveis de progesterona no sangue, sendo indicada uma suplementação de progesterona na fase inicial da gravidez. A progesterona age não só na receptividade endometrial, mas também a resposta imunológica materna, devendo a suplementação permanecer até por volta da 16ª semana, alguns médicos recomendam somente até a 10ª semana.

*Descalçadela = descompostura.

*Desenfrear = descomedir-se (praticar excessos; exceder-se; desmedir-se).

*Estremunhar = despertar de súbito, ainda tonto de sono.

*Coprolagnia = excitação sexual provocada pelo cheiro ou contato de dejeções humanas.

*Ruminante = são uma subordem de mamíferos artiodátilos, que inclui os veados, girafas, bovídeos e por vezes incluídos até mesmo os camelos, caracterizados pela presença de um estomago complexo, com três ou quatro câmaras, adaptado à ruminação (mastigação que se repete diversas vezes e na qual o alimento se dirige ao estômago e, depois, retorna à boca sucessivamente).

*Cio = período de atividade sexual dos animais.

*Coito = o ato sexual.

*Ménage-à-trois = (francês), significa triãngulo amoroso.

*Poliginia = união conjugal com mais de uma mulher, simultaneamente.

*Poliandria = união conjugal com mais de um homem, simultaneamente.

*Descalabro = grande dano ou perda; ruína.

*Indecoroso = não decoroso; indecente.

*Bacanal = festa licenciosa relativa a Baco (Deus Romano que para os gregos é Dionísio); orgia; suruba.

*Dionisíacos = relativo a Dionísio, Deus grego dos ciclos vitais, da alegria e do vinho, chamado Baco entre os romanos.

*Nero = Nero Cláudio César Augusto Germânico (em latim Nero Claudius Cæsar Augustus Germanicus; Anzio, 15 de dezembro de 37 d.C. — Roma, 9 de junho de 68), foi um imperador romano que governou de 13 de outubro de 54 até a sua morte, a 9 de junho de 68.

*Calígula = Caio Júlio César Augusto Germânico (em latim Gaius Julius Caesar Augustus Germanicus; 31 de agosto de 12 d.C. - 24 de janeiro de 41), também conhecido como Caio César ou Calígula (Caligula), foi imperador romano de 16 de março de 37 até o seu assassinato, em 24 de janeiro de 41. Foi o terceiro imperador de Roma e membro da Dinastia Júlio-Claudiana, instituída por Augusto. Ficou conhecido pela sua natureza extravagante e por vezes cruel. Foi assassinado pela guarda pretoriana em 41, aos 29 anos. A sua alcunha Calígula (que significa "botinhas" em português) foi posta pelos soldados das legiões comandadas pelo pai, que achavam graça vê-lo mascarado de legionário, com pequenas caligae (sandálias militares) nos pés.

*Sade = Donatien Alphonse François de Sade, o marquês de Sade, (Paris, 2 de junho de 1740 — Saint-Maurice, 2 de dezembro de 1814) foi um aristocrata francês e escritor libertino. Muitas das suas obras foram escritas enquanto estava na Prisão da Bastilha, encarcerado diversas vezes, inclusive por Napoleão Bonaparte. De seu nome surge o termo médico sadismo, que define a perversão sexual de ter prazer na dor física ou moral do parceiro ou parceiros. Foi perseguido tanto pela monarquia (Antigo Regime) como pelos revolucionários vitoriosos de 1789 e depois por Napoleão.

*Masoch = Leopold Ritter von Sacher-Masoch (Lviv, 27 de janeiro de 1836 — 9 de março de 1895) foi um escritor e jornalista austríaco, que teve seu nome como referência ao termo masoquismo. O termo deriva de seu nome graças ao seu romance A Vênus de Peles (1870) onde um dos personagem atinge o gozo após ser surrado pelo amante da sua esposa.

*Imperar = dominar, prevalecer.

*Abjeta = infame (que tem má fama; que pratica atos vis, desonrosos, desprezíveis, torpes).

*Citadino = que, ou aquele que habita cidade.

*Jungir-se = unir-se; ligar-se; atar-se.

*Provinciano = da província; indivíduo da província e/ou imbuído (que tem em si) de espírito provinciano.

*Fidalguia = a classe dos fidalgos (aqueles que tem título de nobreza).

*Patuléia = plebe ( o conjunto de pessoas pertencentes às classes menos favorecidas, povo; zé-povinho).

*Clímax = ponto culminante; auge.

*Frenesi = delírio, desvario; grande excitação ou agitação.

*Apogeu = ponto culminante; auge; clímax.

*Incontinenti = sem demora; sem interrupção.

*Latagão = homem robusto e alto.

*Potro = cavalo até os quatro anos; poldro.

*Janota = diz-se de ou pessoa que se veste com apuro; peralta; pimpão; “mauricinho”.

*Colhões = testículos.

*Encalço = rastro; pista; pegada.

*Espécimens = modelo; amostra.

*Potranca = égua de menos de dois anos.

*Fornicar = copular (acasalar; praticar o coito, o ato sexual).

*Poldra = égua até os quatro anos; potra.

*Pífio = reles; grosseiro; vil.

*Aríete = antiga máquina de guerra utilizada para abater muralhas.

*Abater = dar cabo de; matar.

*Trêmula = que treme.

*Cabal = completo, acabado; rigoroso, severo.

*Espostejar = cortar em postar (em pedaços); retalhar; esquartejar.

*Impoluta = não poluída; imaculada.

*Proxeneta = intermediário(a), por dinheiro, em casos amorosos; cáften/cafetina, rufião/rufiona (aquele que vive à custa de prostitutas).

*Marafona = boneca feita de panos, especificamente, de trapos; rameira, meretriz, messalina, prostituta.

*Desmilinguida = desmanchada; desfeita; desmantelada; desalinhada; desmazelada.

*Desenxabida = insípida; sem graça ou sem animação; monótona.

*Lupanar = prostíbulo.

*Hirta = ereta; rija; esticada; retesada; tesa.

*Intumescida = ampliada; estufada; inchada.

*Azarrogue = açoite; chibata; chicote; vergasta.

*Peremptoriamente = terminantemente; decisivamente.

*Comezinho = caseiro, doméstico; simples, evidente.

*Festim = festa; festejo; festança.

*Mossa = vestígio de pancada ou de pressão; impressão moral; abalo.

*Ignominiosa = infâmia; grande desonra.

*Preterir = deixar de parte; desprezar; ocupar lugar que cabia a outrem.

*Frincha = fenda.

*Eclodir = surgir; aparecer; irromper.

*Luxúria = sensualidade; libertinagem.

*Devassidão = caráter, procedimento, vida de devasso (destituído de valores morais; de comportamento desregrado ou imoral; libertino, licencioso).

*Vaticínio = predição; profecia.

*Aziago = agourento; infausto (que não é fausto – feliz; venturoso; próspero – ou propício); infeliz.

*Suma = sinopse; resumo.

*Em suma = de modo breve e conclusivo; em resumo.

Frida Pascio Monteiro
Enviado por Frida Pascio Monteiro em 03/02/2012
Reeditado em 07/01/2015
Código do texto: T3478272
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.