Escolhas: Peculiaridades E/Ou Singularidades Dicotômicas

Ou...

Dez metros quadrados. Três de comprimento, dois de largura, um metro e sessenta e cinco de altura. Sujeira, imundície, velharia. Uma cama de madeira pesada, rústica, desgastada, oca, comida por traças e cupins, lascas extirpadas. O guarda-roupa de duas portas, outrora, possui somente uma agora. O chão e as paredes fedem. Ratos, baratas, moscas varejeiras dominam o cubículo que exala um olor pútrido. A escuridão é predominante, assim como o abandono.

Neste local, ainda se vê – em um canto – sujeira, imundície, olores intragáveis e irrespiráveis, vestes rasgadas, encarquilhadas, abandono. Este é o estado no qual se encontra um ser humano após perder as esperanças de lutar por um futuro melhor, após perder a fé, a alegria, o sopro de vida. Nada é fisicamente, psicologicamente e espiritualmente. Só é a sombra da gotícula da caridade repentina. Somente resta-lhe a perda.

Ou...

Bairro de samba, paixão. De casas singelas, mas casas cheias de alegria, onde em uma delas mora ela com ele ou ele com ela.

É uma casa com rupturas nas paredes e com outros sinais do passar do tempo. Móveis gastos, muito simples, no entanto, limpos e bem cuidados por um deles.

Um lar no qual, nos dias de festa, a casa se enche com a gente e com o olor de salgadinhos e espetinhos feitos na hora. Além do som da roda de samba e da alegria provocativa, exagerada e exacerbada provocada por alguns muitos goles de cerveja ou de uma “marvada”.

No bairro e no lar deles, encontra-se principalmente o amor, que não mora no exterior e sim interiormente, em nosso próprio coração.

Ou...

Cubículo minúsculo e baixo que dá claustrofobia. Acumulação de sujeira em tal proporção e olor indescritivelmente grotesco que o estômago se embrulha e revira vindo à boca vômitos. Animais nocivos fizeram moradas com tal conforto que chegam a dar asco. Móveis que outrora foram o significado do bom gosto, beleza e conforto, hoje, dão o verdadeiro significado e percepção do passar do tempo e da decadência. A escuridão chega a ser palpável e sinistra como uma alma transeunte no vale da negritude e treva. O silencio fá-lo sentir-se só. Seu quarto é o espectro da sombra do nada abismal.

Não há como descrever o que se encontra aí, um ser sujo, fétido, conservando-se em estado horrível (tudo isto já se nota, é óbvio, evidente) e não tendo o principal, o resplandecer da aurora matutina no olhar, juntamente com a luz incandescente que há no brilho do olhar daquel’outros que vivem no amor.

GLOSSÁRIO DE “ESCOLHAS: PECULIARIDADES E/OU SINGULARIDADES DICOTÔMICAS”

*Peculiaridades = particularidade; especialidade; característica.

*Singularidades = diferente, distinto, notável; particular, individual.

*Dicotômicas = dicotomia = divisão de um conceito em dois elementos em geral contrários.

*Extirpadas = arrancadas; extraídas.

*Outrora = em outro tempo; em tempos passados; antigamente.

*Cubículo = pequeno compartimento; quarto de cama; câmara.

*Olor = cheiro agradável; aroma, perfume, fragrância.

*Encarquilhadas = cheio de rugas ou pregas; rugoso, enrugado; ressequido.

*Singelas = simples.

*Exacerbada = tornar mais intenso, mais veemente, mais violento; agravar; avivar.

*Claustrofobia = estado psicopatológico caracterizado pelo medo de estar ou passar em lugares fechados ou de tamanho reduzido.

*Grotesco = que suscita riso ou escárnio (menosprezo, desprezo; desdém); ridículo.

*Nocivos = que prejudica; que causa dano; danoso, nocente, nóxio.

*Asco = sentimento ou sensação de repulsa ou nojo; repugnância; asca.

*Sinistra = que é de mau agouro; fúnebre, funesto.

*Transeunte = indivíduo que vai passando ou andando; passante, caminhante, andante, viandante.

*Negritude = escuridão, trevas, negror, negridão, negrume, negrura.

*Espectro = figura imaterial, real ou imaginária que povoa o pensamento; sombra, fantasma.

*Abismal = relativo ou pertencente a abismo; insondável, aterrador.

*Resplandecer = brilhar ou luzir muito; rutilar.

*Aurora = período antes do nascer do Sol, quando este já ilumina a parte da superfície terrestre ainda na sombra.

*Matutina = da, ou relativo a, ou próprio da manhã; matutinal, matinal.

*Incandescente = que está em brasa, ardente, candente; exaltado, arrebatado, ardente, fogoso.

Frida Pascio Monteiro
Enviado por Frida Pascio Monteiro em 02/02/2012
Reeditado em 07/01/2015
Código do texto: T3476425
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.