Aposentadoria e a política

Não costumo pensar em minha aposentadoria, afinal de contas ainda faltam alguns longos anos, mas depois de algumas entrevistas que ouvi decidi que prcisava começar a me preocupar com isso.
O problema da previdencia sempre gerou uma tremenda dor de cabeça para os administradores, por incrivel que pareça o dinheiro que é descontado do trabalhador não é o suficiente para pagar todos os aposentados e cada vez mais o deficit neste sentido fica maior. Com o aumento da qualidade de vida também sobe a expectativa de vida e com a subida da expectativa de vida acaba por também subir o tempo que um aposentado fica recebendo da previdencia, o que querendo ou não é um problema que precisa de uma solução.
Existem duas soluções aparentes, a primeira a de aumentar a arrecadação junto ao trabalhador, o que de certa forma é injusto e acaba sendo uma má jogada politica ja que a grande maioria de eleitores desse país é da classe ativa, ou seja de trabalhadores. A segunda é politicamente a mais sensata e de menos prejuiço eleitoral, aumentar a idade para se aposentar, o que ja esta em discussão, o que no meu ver é tão injusta quanto a primeira.
A ideia é aumentar a idade minima dos homens para 70 anos e das mulheres para 65. Vejamos se um homem começa trabalhar e contribuir com 12% do seu salário aos 16 anos, ele trabalhara mais de 50 anos até a aposentadoria, o que no meu ver é uma puta sacanagem né. A expectativa de vida dos otimistas é de 75 anos, ou seja se você seguir esta lógica você trabalhará 50 anos, meio século, pra ter direito a 5 de aposentadoria e descanso nas filas do SUS.
Se as duas propostas são injustas, então o que fazer? Essa é a pergunta que não quer calar, mas talvez nos 900 bilhões de reais arrecadados pelo governo no ano passado possa ser encontrado a resposta.

Jonas Martins
Enviado por Jonas Martins em 30/01/2012
Código do texto: T3470561
Classificação de conteúdo: seguro