FILME MUDO

Gosto muito daqueles filmes em preto e branco, com a imagem borrada, movimentos corridos, tipo os de Carlitos, Gordo e Magro, Três Patetas...

E às vezes, repasso minha vida e imagino como seria engraçado alguém assistindo o filme, minhas reações diante da vida e acho que teriam a mesma reação ao assistir um filme mudo...

Num filme mudo, vemos o que realmente acontece e as palavras escritas, pequenos trechos que ligam uma ação à outra e tudo acontece muito rápido... O personagem nasce, cai, levanta, cai de novo, levanta e triunfa em questão de trinta minutos, enquanto a gente leva uma vida inteira pra fazer tudo isso...

O que é bom nos filmes mudos, é a expressão exagerada e dramática dos personagens...

Eu me imagino subindo uma escada, em passos lentos, cabisbaixa, luvas de seda nas mãos, segurando a ponta do vestido, e ao chegar no topo da escada, virar para trás, levantar a cabeça, arrumar a franja, com a cara mais infeliz do mundo , como se dissesse: Tristeza, não me siga! Você ficou pra trás...

Ou então me imagino numa cena feliz, mãos no rosto, olhos bem grandes e pulando sorridente e abraçando alguém do lado, balançando o corpo de um lado pro outro, revirando os olhos pra cima, de contentamento, correndo ao telefone ou para a porta para comemorar, como se dissesse: Que bom! Que bom! A vida vai melhorar...

Lembranças são assim, e tais como filmes, podemos editar...

Somos diretores do nosso próprio filme e inventamos a história que quiser, com a coautoria do destino e nem sempre conseguimos patrocínio para o filme que queremos... Às vezes queremos romance, mas o coautor diz que drama ou comédia é a bola da vez...

Uma coisa boa em filmes mudos é que até o drama se torna engraçado...

E é por isso que vejo minhas lembranças em filme mudo... Ajudam-me a achar graça onde parece que não tem, ajudam-me a perceber que às vezes faço dramalhões em copo de água, ajudam-me a ver como a vida é cíclica e passa rápido... Ajudam-me a valorizar o que tenho e a escrever meu próprio roteiro...

Um dia, ao subir a escadas em passos lentos, virarei para trás e direi: Valeu!

sukie hikari
Enviado por sukie hikari em 13/01/2012
Código do texto: T3438153
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.