ERRARE HUMANUM EST

Bom, tão conhecida e citada, realmente errar é humano, somos assim passíveis de erros, mas também de acertos.

Talvez de todos os erros, o maior é sermos ignorantes, arrogantes, incapazes de melhorarmos por puro orgulho.

Ontem ao sair da rodovia 381 na saída da Usiminas, e confesso que sai errado, ao chegar na rotatória, deparei-me com uma cena horrível, estava lá um fiat Uno virado de lado, com uma Tucson encostada nele, os dois carros completamente destruídos.

Estava com minha família no carro, mal estar inevitável de todos, ainda mais quando soubemos que os ocupantes do Uno não sobreviveram.

Ai, lembrei-me de todas a reclamações que fiz exasperado, extremamente nervoso, e cheguei a seguinte conclusão:

Por mais terrível que seja, enquanto não mudarmos, enquanto não nos educarmos para sermos mais pacientes, mais educados, mais generosos no trânsito, mortes assim continuarão acontecendo.

Me desculpem os mineiros, povo acolhedor que me recebeu de braços abertos, mas hoje entendi porque as rodovias daqui são as mais perigosas do pais, porque aqui tem o trânsito que mais mata no Brasil.

Essa coisa de que os mineiros são lentos, fazem as coisas devagar, isso é um mito, em nenhum lugar do pais por onde andei vi um trânsito tão rápido, jamais tinha visto motoristas tão sem paciência, sem ânimo de esperar, sem gentileza, sem cuidado, sem zelo.

Outro dia estava saindo da minha garagem, e enquanto parei o carro e engatei a primeira marcha, outro motorista passou voando pela minha frente que se eu tivesse engatado a marcha, tinha pego ele em cheio, e pior, saindo de uma garagem, no cruzamento da rua da minha casa, fiquei mais de vinte minutos parado aguardando uma chance de entrar na avenida, por que quando viam que eu queria entrar, os outros motoristas aceleravam e passavam ainda mais rápidos em minha frente.

Entram sem dar seta, param dos dois lados da rua, fazem fila dupla, param em cima das esquinas sem respeitar os cinco metros regulamentados na legislação de trânsito, enfim, é um banzé no oeste.

Errar é humano sim, mas quando errar causa mortes, destruição, quando esse erro é consciente, quando temos consciência de que estamos fazendo algo deliberadamente errado e que isso pode causar a morte de outra pessoa, ai já não é mais humano, é crime, e o pior é que um crime onde pessoas, autoridades que poderiam fiscalizar, criar meios de educar para que esse erros se tornem raros, fazem vista grossa, é claro, educar fica mais caro que enterrar os mortos.

Renato Cajarana
Enviado por Renato Cajarana em 02/01/2012
Código do texto: T3418464
Classificação de conteúdo: seguro