O PRECONCEITO ANIMAL

Existem bichos que são monitorados, estudados, filmados, queridos, etc.

Canais de tv que se dedicam integralmente a determinados bichos. Pessoas que passam a vida inteira a defendê-los.

Já outros, coitados, ninguém se importa.

Outro dia estava eu em frente a tv, quando me deparo com uma discussão a respeito de sacrifícios de animais por religiosos.

Os defensores dos animais foram a um terreiro onde se sacrificam animais para oferenda aos santos.

Meu espanto foi que a pessoa que estava filmando, perguntou ao pai de santo se realmente ele sacrificava animais, e ele confirmou. Aí, ela perguntou quais animais. Ele disse alguns, tipo carneiro, cabra, galinha. E ela então perguntou: e coelhos? Ele disse que não se lembrava, mas a câmara nesta hora filmava uma pele que parecia ser de coelho. Tal cena provocou indignação da plateia.

A filmagem do couro da cabra nada provoca, penas de galinha também não, mas o pelo de um coelho foi aquela comoção.

Agora me diga, é ou não é preconceito animal?

O que tem a cabra de tão ruim que não merece tal comoção?

Eu, que não sou preconceituosa e muito menos vegetariana, como todos os animais, inclusive coelho e já comi passarinho, sem o menor pudor, hoje me penalizo com os pássaros enjaulados, e com os animais que sofrem preconceito.

Não vou sair por aí, carregando bandeiras, não vou virar vegetariana, mas acho que comendo todos de certa forma evito o preconceito.

Existem lugares no mundo onde o cão é uma iguaria, se não me engano em alguns países asiáticos (eles são menos preconceituosos quanto aos bichos), este modo de vida provoca um certo asco nos brasileiros, mas ao mesmo tempo, estes quando ficam sabendo que na Índia não se como carne de vaca, acham engraçado.

Quer dizer, cachorro não pode, mas vaca pode. Olha aí o preconceito com a pobre vaquinha.

Tem religião que não aceita a comilança de pato, mas galinha pode. Já outra não aceita que se coma a parte traseira do bovino, mas do cabrito pode.

Quero deixar claro que o preconceito animal existe em todo mundo, e em diversas religiões, não é uma coisa só brasileira, já constatei.

Continuo dizendo-lhes o seguinte proteína é proteína, e se for para defender algum animal, não fiquem apenas com um, defendam todos, os peludinhos, os sujinhos e até mesmo os que berram, mas principalmente: soltem os pássaros.

Aliás, soltem os bichos. Nada de pássaros em gaiolas, de papagaios com aquela correntinha na canela, nem ratinhos que ficam o dia inteiro naquela rodinha dentro da gaiola.

Se não for para comer, não se justifica o enjaulamento de bichos.

Como definir alguém, que se diz vegetariano, mas que tem um pássaro preso na gaiola?

E aquela defensora dos cães, que obriga o seu pet a usar aqueles ridículos sapatinhos?

Não vou dizer que estou certa, mas que ainda tenho muito a aprender…

Cinthya Fraga
Enviado por Cinthya Fraga em 28/12/2011
Código do texto: T3410299
Classificação de conteúdo: seguro