Hoje tive vontade de rir, como imagino que Deus faz. E eu ri por dentro!

Hoje é 25 de dezembro, domingo, o Dia do Sol (Dies Solis), o primeiro dia da semana (latim: septimanas, ou sete manhãs). Já vi um sacerdote dizer na homilia que o dia 25 de dezembro é aquele em que o Sol passa mais tempo iluminando a parte da Terra tomada como referência (a parte em que o leitor está). Em resumo: O dia é mais longo em 25 de dezembro.

No dia 24 (dia da noite feliz em que se espera o nascimento de Jesus), eu havia feito minha caminhada matinal pela BR 304, mas à noite pensei que não iria caminhar em 25 de dezembro. É que assisti à Missa do Galo, celebrada pelo Cardeal Iosef Hatzinger, mais conhecido como o Papa Bento XVI, e adormeci no sofá, acordando novamente às três horas da madrugada, hora em que me dirigi aos meus aposentos. Seria meio "puxado" levantar-me às cinco horas para uma caminhada de cerca de quatro quilómetros.

Às cinco horas e vinte minutos meu "sistema operacional" despertou da "hibernação". Como eu me sentia disposto e havia tempo suficiente, vesti meu traje desportivo, calcei meu ténis e fui à estrada.

Agora é que vem a estranha sensação: Cadê meus companheiros de caminhada, que via caminhando tanto no mesmo sentido que eu quanto no sentido oposto ao meu? Ninguém caminhava. Ninguém uma vírgula! Eu estava lá! Quando atingi a zona urbana, vi pessoas sentadas em torno de uma mesa, na calçada, bebendo o que, pelas garrafas, imaginei serem bebidas alcoólicas. Bom, seja lá o que for que estavam bebendo, a cena era inusitada, pois nos outros dias eu não vi ninguém reunido em torno de uma uma mesa bebendo seja lá o que for.

A sensação era a seguinte: Fiquei rindo por dentro, pois imaginei que estavam comemorando o nascimento de Jesus, o Cristo. Sim, pois coincidentemente (ou não) hoje é 25 de dezembro, e nesse dia as pessoas gostam de passar a noite na farra, que é uma maneira de comemorar a vinda de Jesus Salvador.

Será que foi por isso que Deus não colocou na Bíblia a data do nascimento de Jesus? Para que as pessoas não comemorassem seu nascimento? Sim! Penso seriamente que foi por isso. Nós talvez deveríamos comemorar a sua paixão e morte, que trouxe a salvação da humanidade (este é um tema para outro texto). É sabido que Jesus morreu às três horas da tarde de uma sexta-feira, e que a ceia que precedeu sua agonia e morte foi mais ou menos o dia 14 de nisã, no calendário judaico.

Não é tarefa fácil calcular em que dia isso vai cair, mas não nos preocupemos com isso. É só comemorar a semana santa dos católicos e outros cristãos, ou unir-se às Testemunhas de Jeová e passar o cálice de vinho e o pão de mão em mão. No caso de fazer como as Testemunhas, tenha cuidado, pois lá só quem bebe do vinho e come do pão é aquele que se sente ungido por Deus, para compor um dos 144.000 que irão para o céu. Já vi uma testemunha de Jeová tomar do vinho e comer do pão e todo mudo ficou pensando que estava diante de alguém que iria ver Deus face a face. A mãe do "neo-ungido" ficou exultante. Mas depois o "ungido" descobriu que não era ungido coisíssima nenhuma.

Esse adepto foi bastante honesto, pois esse negócio de unção do Espírito Santo não é coisa para Testemunhas de Jeová, pois esse grupo religioso, além de afirmar que o Espírito Santo não é Deus, ainda diz que nem sequer é uma Pessoa. Para eles é apenas a força ativa de Deus. Aliás, eles escrevem "espírito santo", com letras minúsculas. Isso também é tema para um novo texto. As doutrinas básicas de quem se afirma cristão não são aceitas pelas Testemunhas de Jeová. Essas doutrinas são: 1) A divindade de Jesus, o Cristo; 2) A divindade do Espírito Santo; 3) a personalidade do Espírito Santo; 4) a morte de cruz (dizem qaue Iesus morreu num madeiro, sem a trave horizontal.

Há outras coisas estranhas entre católicos e protestantes, evangélicos e que tais: A Imaculada Conceição de Miriam, a mãe do Filho de Deus; a Assunção de Miriam aos céus; a maternidade divina (Miriam é Mãe de Deus, ou Teotokos em grego, ou Dei Genitrix em latim). Essas doutrinas não são aceitas a partir da Reforma Protestante, que dividiu a Igreja Católica, e deu origem ao Protestantismo. Isso já é tema para os historiadores.

Fui criado como católico, e a partir do importante conhecimento que meus pais me deram, fiz meus próprios estudos e nunca parei de pedir a Deus que me desse à luz. Sim: à luz, com a craseado. Pois foi isso que Ele fez com Jesus na ocasião do batismo: "Tu és meu Filho, hoje te gerei". A verdadeira geração não se dá no nascimento de Jesus, ou do leitor, ou deste que vos escreve. Jesus só se tornou o segundo "Adão", o Adão regenerado quando cumpriu a profecia de Isaías e recebeu verdadeiramente a unção do Espírito. No caso dele houve um ritual, para que a coisa toda fosse marcada, traçasse uma linha de separação entre o homem Jesus e o Deus Cristo. "TU és o meu Filho; EU hoje te gerei", disse o Deus Pai.

A unção de Jesus, que o tornou Cristo, Messias (Xristós em grego, Messiah em hebraico, ou Ungido, em português, abriu caminho para que todos os seres humanos possam ser ungidos e sigam os passos de Cristo, que ensinou o que devemos fazer. E para isso temos muitos evangelhos, dos quais os canónicos são: Mateus, Marcos, Lucas e João. O cristão que quiser ir mais longe pode ler também o Evangelho segundo Tomé, que é muito mais profundo. Há muitos outros não aprovados pela Igreja, mas o de Tomé eu considero bem especial.

Dito isto, resta apenas desejar a todos os leitores e leitoras do Recanto das Letras um 2012 de muita harmonia, muito ajustamento, muita mansidão, humildade e tudo que o apóstolo Paulo descreve como bom e de boa fama. Em resumo: Buscai primeiro o reino e sua harmonia, pois as outras coisas (necessárias ao sustento digno) virão por acréscimo.

António Fernando
Enviado por António Fernando em 25/12/2011
Reeditado em 25/12/2011
Código do texto: T3405642
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.