MUITO ESTRESSE, MENOS HORMÔNIOS

Hoje é sexta-feira (09/12/2011), ‘véspera’ de final de semana que, para muitos, foi iniciado desde ontem, com o feriado dedicado a nossa Senhora da Conceição, aqui no Recife.

Mas hoje, mesmo com a proximidade dos dias de descanso (Sábado e Domingo), vi muita gente estressada nos ônibus, nas ruas do centro do Recife e nas lojas. Principalmente as mulheres.

Isso me fez “linkar” com o resultado de uma recente pesquisa feita pela Nielsen Company, que coloca as brasileiras no quarto lugar do ranking das estressadas, com 67%. A nossa mulherada fica atrás, apenas, das indianas (87%), das mexicanas (74%) e das russas (69%).

Por que será? Será por conta da tal TPM?

Desculpem-me todas. Simplesmente acho um completo desequilíbrio emocional. E, como se não bastasse, todas as mulheres, agora, querem ser lindas e magras – uma combinação para poucas, muito poucas mesmo! Some-se a isso, a necessidade que elas sentem de serem mais competitivas e mostrarem que são melhores que os homens.

Sinceramente, nada disso deveria ser prioridade. Elas (as mulheres) devem lembrar que há limites e que eles devem ser respeitados. Extravase o riso, priorize os bons sentimentos, exercite a calma.

O conselho vale para todas, mas deve ser observado, principalmente, por aquelas que já chegaram aos 50, pois não contam mais com a proteção dos seus hormônios e, a partir da menopausa, tornam-se vulneráveis às doenças cardiovasculares.