Asterisco

Eu gosto do asterisco. Já escrevi sobre as reticências, que também gosto muito, e agora é a vez do asterisco. Ele serve para destacar, nunca para apagar. Se queremos apagar, passamos um traço, um rabisco ou a borracha mesmo.

O asterisco serve para muitas coisas. Como já disse, colocamos um asterisco para destacar ou realçar alguma coisa. Ele é usado para valorizar e não menosprezar. Serve para fazer, além dele, outras coisas brilharem aos nossos olhos. Isso significa que os asteriscos não são egoístas, querendo brilhar sozinhos ou ofuscar brilhos alheios, mas ao contrário, usam sua luz para iluminar outras coisas, para que juntos reluzam mais do que cada um isoladamente.

Os itens também, ou tópicos em um texto, podem ser listados (para não dizer “enumerados”) por meio de asteriscos. Ou seja, eles tornam os conteúdos mais visíveis e organizados.

Muita gente fala errado, “asterístico”. Mas o certo é “asterisco” mesmo, pois vem do latim, “asteriscum”. Vindo do grego, significa “estrelinha”. Faz sentido, porque as estrelas do céu mais parecem asteriscos cintilantes do que os símbolos de estrelas que costumamos ver desenhados. Esses, mais parecem vários polígonos sobrepostos. Não sei quem os inventou desse jeito, nunca vi estrela assim tão geométrica...

E os asteriscos também brilham mais que essas “estrelas”, os tais polígonos sobrepostos. A imagem do asterisco mostra claramente um centro irradiador da iluminação e o brilho se espalhando em todas as direções. É praticamente uma figura dinâmica, em movimento mesmo, vívida.

O asterisco serve inclusive como caractere-curinga, principalmente na informática e em algumas linguagens matemáticas. Ou seja, quando se quer representar algum outro símbolo de forma genérica, usa-se um * no lugar e tudo fica muito inteligível. Asterisco é usado por inteligentes e para inteligentes.

Há também o caso em que o asterisco é usado como sinal de multiplicação para que o “x” (“vezes”) não seja confundido com a letra “x”. Porque apesar dos seus vários usos, o asterisco é inconfundível.

Em caixas eletrônicos e maquininhas de cartão de crédito ou débito, a cada dígito que teclamos da nossa senha, aparece um asterisco. Ajuda a sabermos que a força do dedo foi suficiente para fazer a tecla funcionar e quantos dígitos ainda faltam, de modo que ninguém mais olhe, no visor, qual foi o dígito que escolhemos. Isso também significa que jamais devemos criar senhas do tipo ****. (Para os que não percebem as minhas ironias literárias, esclareço que os sistemas bancários e informatizados já fazem essa verificação, não permitindo a criação de uma senha assim).

Por todos estes motivos, o asterisco é um símbolo muito útil, vivo, alegre, brilhante, feliz. Ninguém põe asterisco em textos ou coisas feias, tristes ou que queiram esconder ou esquecer.

* !!!

(Catalão, 06/10/2011)

Hélio Fuchigami
Enviado por Hélio Fuchigami em 23/11/2011
Código do texto: T3351457
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.