QUALQUER COINCIDÊNCIA É MERA SEMELHANÇA.

Arialdo tinha um sonho, queria ser jornalista, fazer faculdade e trabalhar na televisão. Quantas vezes ele se imaginou apresentando o Jornal Nacional.

___ Boa noite! Aqui começa o seu Jornal Nacional, apresentado por...

___ William Bonner... Fátima Bernardes e... Arialdo Fagundes.

Era a glória! Mas enquanto isso não acontece, arranjou um emprego na Rádio da cidade, que por ser a única, tem uma enorme audiência. Depois dos primeiros testes, ele foi aprovado para trabalhar como assistente de radialista, um tipo de aprendiz de locutor. Sua estréia ficou acertada para hoje, após o discurso do Prefeito e do Secretário de Saúde, e seria apenas a leitura de um pequeno texto falando dos eventos na cidade pelos festejos natalinos que se aproximam.

Correm na cidade alguns boatos que não são nada agradáveis a reputação do Prefeito, e sua preocupação é que venham a prejudicar suas pretensões políticas. Fala-se, a meia-boca, de desvio de verbas, licitações fraudulentas, enriquecimento ilícito e outros termos muito conhecidos por todos nós. Reservou então, o horário nobre da rádio, para falar ao povo, sobre seu novo projeto, sua menina dos olhos, o Hospital da Cidade, cujas obras são justamente o alvo de todas as denúncias.

Duas situações adversas: Por um lado a felicidade do Arialdo pela estréia na rádio, quando lerá um pequeno texto; por outro lado a preocupação do Prefeito quanto ao discurso, que deverá ser bem convincente, não poderá haver nenhuma falha e nem deixar uma pequena dúvida sequer quanto à lisura de sua administração.

O grande momento é chegado, o carro oficial da Prefeitura parou na porta da rádio e com ele o Prefeito, o Secretário e dois assessores. E assim foi... O Prefeito falou por, mais ou menos, quinze minutos, usando de todo o seu carisma e poder de persuasão. Saiu certo de haver feito o que planejara, passando então a palavra ao Secretário, que por sua vez, usou dos mesmos artifícios.

Enquanto isso, Arialdo passava às vistas, mais uma vez, o texto que teria que ler, que dizia o seguinte: “Aproveitando as ilustres presenças de nosso Prefeito e Secretário de Saúde, a Rádio da Cidade, vem convocar a todos para a Festa de Natal, neste domingo, quando teremos a chegada de Papai Noel acompanhado por vários Duendes assistentes, também teremos alguns personagens folclóricos como o Saci Pererê e a Curupira, além de uma farta distribuição de brinquedos. Tragam suas crianças!”

Só isso...

Mas Arialdo, inebriado pela sua estréia, e logo após um discurso do Prefeito e falas do Secretário, não satisfeito com tão poucas palavras que lhe deram para falar, resolveu improvisar, para abrilhantar ainda mais este acontecimento histórico. Segurou o microfone e aguardou alguns segundos finais das palavras do Secretário que encerrava dizendo assim:

___ Nós acreditamos no Senhor Prefeito!

___ Nós acreditamos nos Secretários Municipais!

___ Nós acreditamos que tudo irá dar certo!

___ Nós acreditamos na honestidade de toda esta administração!

E assim que o Secretário terminou, entrou o Arialdo eloqüentemente, aproveitando a deixa:

___ Nós acreditamos em Papai Noel

___ Nós acreditamos em Duendes!

___ Nós acreditamos em Saci Pererê...

Bem... O texto ele nem terminou... Dizem que naquela mesma noite, Arialdo saiu fugido e pegou um ônibus para São Paulo, e nunca mais se ouviu falar dele. Algumas pessoas contam que ele é entregador de Pizza e mudou de nome.

Coisas da vida...

cronicasduregent.blogspot.com