Terra à vista. Os erros da chefia são incompetência ou má assessoria?

Terra à vista

O capitão assume o navio e logo olha para um marinheiro sentado junto ao mastro central do navio, dentro de uma barrica e grita: “qual sua função, filho?”.

Observar o mar e gritar terra à vista, quando houver terra, senhor!!!!.

Não serve para nada, retruca o capitão e, completa: "temos uma oceano pela frente e não posso perder tempo alocando efetivo para algo tão sem importância, quando houver terra, continua, você volta e grita".

Neste momento,vá descascar batatas e lavar o convés do navio.

Está bem, meu capitão, respondeu o marinheiro contrariado.

Durante noite o navio bateu em algo e começou fazer água.

Quem é o responsável por isso?, questiona o capitão irritado.

Quero a cabeça do responsável. Vou lançá-lo ao mar, ameaça.

Segue-se uma gritaria: "homens ao mar. nadem, nadem, salvem suas vidas!!!!!!!!!!!!!!!!".

Ao amanhecer o capitão e sua tripulação náufraga avistam, da praia, o mar já calmo, batendo em rochedos à volta.

Deitados, sob um sol escaldante e com os corpos doloridos, dão graças por estarem vivos.

Percebe-se que poucos marinheiros da tripulação conseguiram chegar salvos a terra. Donde estavam, o capitão avista um grande farol e se dirige ao local, pronto para questionar o faroleiro sobre o fato de não haver alertado o navio sobre os rochedos.

Já no farol pergunta ao faroleiro: "por que não nos avisou dos rochedos”. "Vou mandá-lo para a corte marcial".

Eu avisei senhor, informou o faroleiro, mas não havia nenhum marinheiro no barril do mastro central para gritar rochedo à vista e orientar o piloto, a fim de que desviasse da rota de colisão.

Moral da estória: analise bem o contexto antes de tomar decisões radicais.

E, outra coisa, ...tenha caráter e assuma suas responsabilidades.

Pare de procurar responsáveis, quando o verdadeiro responsável pelos resultados de uma empreitada é você.

As pessoas sob seu comando, às vezes, não terão outra alternativa, senão cumprir o que você determina, pois confiam em você ou o temem, logo as respeite e não as trate como imbecis e imprestáveis.

Faltou uma coisa... O contramestre, que é imediato do capitão deveria assessorá-lo, dando-lhe informações e elementos para que avaliasse o risco da decisão (ele existe para isto), por mais simples que pareça a situação e o erro do capitão. De tudo, se conclui que faltou lealdade por parte da tripulação de comando ou que, em síntese, houve traição, o que causou o afundamento do navio, necessitando que os responsáveis sejam alçados da prancha como exemplos, pois equipe é um todo e não um indivíduo.

A atitude do contramestre, com certeza, foi de evasão, desinteresse e de irresponsabilidade, ao estimular, ou incentivar o não assessoramento correto ao capitão: "cumpra à risca marinheiro, você não tem qualquer responsabilidade sobre os danos possíveis". "Dane-se", teria pensado.

Vidas se perderam e um navio cheio de riquezas e provisões está sob o mar.

Nesta estorieta, em forma de parábola, constam três lições que recomendam, na primeira lição: a necessidade de lealdade, altruismo, cooperação, impessoalidade e de profissionalismo.

O caráter é a segunda lição aliado ao fato de que, além de estarmos em constante aprendizado e experimentação, todos somos parte de um grande mecanismo e, se ficarmos inertes, estaremos comprometendo todo o mecanismo.

Um lição três: ou você está dentro ou está fora. Não seja infiel aos próprios princípios. Caso não concorde com algo caía fora ou discorde frontalmente. Você será mais admirado do que execrado por estas atitudes. Ser meramente condicional ou escravo de conveniências pode custar-lhe mais caro do que imagina.

Não entenda suas verdades como um caminho único e imutável, aprenda e ensine, pois ficará mais fácil conquistar as pessoas difíceis do que simplesmente as traindo e tratando com distanciamento.

Em geral odiamos nossos chefes e não sabemos avaliar o quão mal fazemos para nós mesmos e para o chefe em si.

Saia do papel passivo, caso entenda necessário, mas não esqueça que quem decide é o chefe.

Caso discorde, assuma o controle e viva a dor e as vantagens de se tornar chefe, o que se traduz em dois caminhos:a ilusão da unaminidade ou o peso da impotência, em razão de que , nunca, teremos sucesso completo em todos os desafios enfrentados, não importa qual seja o método gerencial utilizado, pois o fator mais crucial da composição de equipes é o fator humano e o moral geral dos integrantes. A questão que resta é....Como manter satisfeitos seis bilhões de singularidades?

Carlos Munindra