HOJE É DIA DO PROFESSOR!


E foram muitas as mensagens parabenizando os professores neste dia comemorativo, muito se falou a respeito, muito ainda deverá ser falado, pois ser professor é uma missão, mais do que um trabalho, é um chamamento divino, para que se organizem no presente, os rumos de nossa vida, em direção do futuro.
E como são muitos os caminhos, é mister que se tenha á mão quem nos oriente...
Ser professor é bem mais do que divulgar conhecimentos, mais do que organizar pensamentos, é ensinar a pensar!
É organizar conscientemente um cabedal de conhecimentos, aliando-os com criatividade e intuição...
Ser professor é valorizar o outro, procurando conhecê-lo e assim despertar-lhe aptidões latentes.
Ser professor é aprender com aqueles que não detêm conhecimentos acadêmicos, apreendendo destes os seus conhecimentos adquiridos com suas vivências...
E nesta troca de vivências, vão se construindo outras maneiras de se ver e de entender a realidade do tempo corrente.
Nas salas de aula são apresentadas e estudadas as bases de nossa sociedade, em suas mais diferentes facetas, e por influência de bons professores cada aluno vai entendendo a realidade que o cerca, a importância que cada um tem e até abre aos seus olhos, novas possibilidades de atuação...
Cada discente tem nas mãos a possibilidade de avaliar a sua própria vida, seus relacionamentos com a coletividade, seu papel como membro da sociedade, suas opções através dos conhecimentos adquiridos.
Cada docente tem nas mãos armas poderosas, que em um só tempo pode aprisionar ou libertar cada um de seus alunos, pois, conhecimento nestes dias que corre é fundamental!
Por outro lado, enquanto membros de uma classe instituída, sob parâmetros definidos, influenciados por políticas governamentais, os professores estão sob a força da ótica que lhes dá uma direção definida para atuação... Bons professores, sem prejuízo de suas funções, são aqueles que despertam nos seus educandos a curiosidade para buscar outra forma de ver os problemas que os assolam... Bons alunos são aqueles que com educação, criatividade e intuição, buscam por novos caminhos e por novas direções...
Em caso de que ocorram falhas, estas não podem ser creditadas aos professores, nem aos alunos... Embora cada um tenha que fazer o seu melhor, as soluções de grande monta, de grande impacto e envergadura, só podem lograr êxito com a participação da coletividade. Dificilmente alcançaremos algum êxito solitariamente!
Professores são assim parte de uma enorme corrente, elos, que atam desconhecimento e educação... Mentes quase em branco com cultura...
A importância dos professores é incomensurável!
É parte importante da própria sociedade, trazem um ponto de equibrio em nossa realidade tempestuosa, e em certo sentido, são os seus progenitores... Daí a mordaça, daí as correntes, daí a falta de estimulo, dados aos professores...
Embora cultura e aculturamento não seja a mesma coisa, só o conhecimento pode mudar o mundo!

Edvaldo Rosa
15/10/2011
www.sacpaixao.net

Ilustração retirada da internet