A DITADURA DA CORRUPÇÃO

A DITADURA DA CORRUPÇÃO

O que é ditadura e o que é corrupção? A corrupção é uma ditadura, porque perdemos a liberdade em função dessa imoralidade.

Ela é intensa no nível cultural mais baixo da sociedade, no nível que não recebe investimentos em educação, por parte do poder corrupto.

Esse nível que sobrevive das migalhas, da hipocrisia das “doações”, fruto do dinheiro roubado. Do nível que morre nas filas dos hospitais, a espera de tratamento.

Essa massa facilmente manipulada, é que vota por uma migalha, por uma dentadura, ou um abraço às vésperas das eleições. Esse círculo vicioso é que mantém o sistema em funcionamento há séculos. Mantenha a massa de eleitores quase famintos e ignorantes e faça um agrado quando necessitar, o resultado é o poder.

“Ditadura é a designação dos regimes não-democráticos ou antidemocráticos, ou seja, governos onde não há participação popular, ou que essa participação ocorre de maneira muito restrita. Na ditadura, o poder está em apenas uma instância, ao contrário do que acontece na democracia, onde o poder está em várias instâncias, como o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.

Podem existir regimes ditatoriais de líder único (como os regimes provenientes do nazismo e fascismo) ou coletivos (como os vários regimes militares que ocorreram na América Latina durante o século XX).

Diz-se que um governo é democrático, quando é exercido com o consentimento dos governados, e ditatorial, caso contrário.”

Podemos dizer realmente que somos um país democrático? Com a corrupção sendo exercida em todos os níveis de poder, Legislativo, Executivo e Judiciário, sem restrições e inpunemente?

A imperfeição humana como causa do surgimento da corrupção.

“Em termos políticos, a corrupção surge no mesmo momento em que o detentor do poder do Estado passa a considerar os privilégios, os benefícios e as homenagens inerentes ao cargo, como se dirigidos à sua pessoa. Tais privilégios, distinções, imunidades e deferências, referem-se ao cargo e não à pessoa que o ocupa no momento.”

Você leu acima o que define uma ditadura, onde não existe, ou quase não existe, a participação popular. Na minha opinião pessoal, vivemos ainda uma fantasia de democracia. Como um país pode se considerar democrata, se a grande maioria não tem condições de participar. Sabe porque? É ignorante, não foi educada e não foi educada de propósito, porque povo ignorante e faminto, é mais fácil de ser manobrado. Isso é ou não é uma ditadura?

Esses que estão no poder, se acham no direito de receber todas as regalias, se acham donos dos benefícios e dos roubos, fruto da influência exercida pelo seu cargo.

O que realmente podemos fazer? Podemos nos preocupar com a cidadania, com a nossa e dos nossos filhos. Não devemos nos acomodar, não devemos criticar alguém lutando por seus direitos. Temos esse costume negativo, de achar que aquele que está tentando melhorar alguma coisa, é um chato.

Podemos começar pela simples ação de não jogar papel no chão. Um pequeno ato, um pequeno gesto, pode repercutir, e muito. Ações pacíficas demoram mais a dar resultado, mas são mais eficientes e consistentes. Temos os exemplos históricos de Ghandi e Martin Luther King, que marcaram o século passado, com suas ações pacíficas, mas enérgicas.

Comece por você, mas não se esqueça deles, dos ditadores, dos corruptos. Quando encontra-los, mostre a eles de maneira pacífica, sua indignação. Eu sei que sua vontade é de baixar o barraco, mas nós queremos dar um exemplo de cidadania.

Nos vemos lá, num Brasil verdadeiramente democrata.

Lig Muller
Enviado por Lig Muller em 11/09/2011
Código do texto: T3213526
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.