ITAPIPOCA, TERRA DOS MEUS ANTEPASSADOS

ITAPIPOCA, TERRA DOS MEUS ANTEPASSADOS

O implacável e cruel tempo tem desfeito em minha memória impressões de todo gênero, mas sei que nunca terá força para delir-me da lembrança, o amor que sinto por minha terra natal.

As pessoas nascem, crescem, desenvolvem-se, reproduzem, envelhecem e morrem, por esta razão, antes que amanhã, porventura, meus olhos vierem a fechar, eu não poderia deixar de expressar alguns sentimentos de amor ao meu torrão querido, seria de minha parte, no mínimo um desleixo, uma ingratidão ou falta de reconhecimento, por tudo que Itapipoca representa para mim e seu povo.

Quero, na oportunidade, ressaltar e não poderia deixar de fazer, dos valores do teu povo, da tua praia, da tua serra e do teu sertão, desta tríplice aliança que te valeu o cognome de cidade dos três climas.

Aproveito o ensejo para deixar por escrito para meus descendentes: filhos, netos e bisnetos, a expressão de sentimentos de amor que tenho por minha terra natal. Berço de meus ascendentes: pais, avós e bisavós, origem de tudo e todos que me são caros, a fim de que eles possam aprender a cultivar com todas as forças dos seus corações o exemplo deixado.

Oh minha querida Itapipoca! Tu és abençoada por Deus e protegida pelo mártir guerreiro meu São Sebastião e nossa Senhora das Mercês, nossa Padroeira.

Teu povo é pacato, hospitaleiro, alegre, sincero, trabalhador, acolhedor, amável, cortês, destemido, educado e respeitador.

Tua aurora inspira e envaidecem os poetas, os primeiros raios despontam letamente por cima da serra, despertando vidas com seu calor rico em energia e vitamina. Os pássaros batem em revoada à procura de alimentos. Trabalhadores amolam as ferramentas e partem em direção aos roçados para semear e ou colher o pão nosso de cada dia. Em suma, pouco a pouco todos os seres despertam para desempenharem harmonicamente as suas missões.

Teu ocaso, não tem coisa igual. O sol declina seus últimos raios sobre as águas do oceano e longe, bem longe a púrpura parece misturar-se com o mar, dando um colorido resplandecente e deslumbrante.

Teu sol tem mais ardor. Teu céu é mais azul. Teu luar é mais bonito nas noites do sertão. Tuas estrelas têm mais brilho. Teus filhos têm mais amor. Tuas nuvens são tão brancas como plumas de algodão. Teu clima é saudável, agradável e ameno. Tua brisa refrescante e acolhedora. Tua paisagem encanta. Teu litoral belíssimo. Teu carnaval maravilhoso. Tua cultura marcante. Teu comércio desenvolvido, movimentado e autônomo. Teu potencial turístico indiscutível. Teu costume tradição. Tua riqueza incalculável. Tua agricultura produtiva. Tua pecuária relevante. Tua beleza admirada e contemplada por teus filhos e visitantes que têm o privilégio de por aqui passar.

Tua Praia da Baleia é sem dúvida um paraíso terrestre. O mar calmo. As ondas mansas. Os mangues adornam. O verde das águas, o esplendor. Os coqueirais maravilhosos. As rendeiras, obra prima. Os jangadeiros bravos. As dunas e lagoas indiscutivelmente obras do Grande Arquiteto do Universo.

Tua serra um celeiro. Os engenhos remontam tuas origens. Os banhos de bicas inesquecíveis. O potencial turístico inegável. A paisagem encantadora, relaxante e resplandecente. O clima agradabilíssimo, podendo concorrer sem sombra de dúvidas, com os melhores do Brasil.

Teu sertão representa o berço da pecuária, em sua maioria da criação de: bovinos, ovinos e caprinos. O sertanejo é forte, destemido e valente.

Confesso de coração, em nosso país existem poucas cidades iguais a nossa Itapipoca. Rogamos e agradecemos a Deus pela paz, segurança, tranqüilidade e sossego que ainda reinam neste paraíso desconhecido.

ChicoMesquita
Enviado por ChicoMesquita em 19/08/2011
Código do texto: T3169838
Classificação de conteúdo: seguro