Oi, Velho!

                             ... no Dia dos pais

     1. mais de quatro mil'anos festeja-se o dia dos pais. A partir de uma rápida pesquisa, fiquei sabendo que, na Babilônia, um camarada chamado Elmesu "moldou em argila um cartão" - o primeiro no gênero -, desejando saúde e felicidade ao seu genitor.
      2. Diz-se, porém, que a moda só pegou quando, em 1910, nos Estados Unidos, dona Sonora Luise Smart Dood criou um dia especial para mostrar sua admiração por William Jacson Smart, seu velho pai.
        3. Vários presidentes norte-americanos apoiaram a ideia. Mas a data só foi oficializada em 1972 pelo presidente Richard Nixon. 
        4.
 No Brasil, o dia dos pais foi festejado, pela primeira vez, no dia 14 de agosto de 1953; dizem que para coincidir com a festa de São Joaquim, avô de Jesus, pela Igreja eleito o Patriarca da família.
     A ideia de sua criação é atribuída a um publicitário chamado Sylvio Behring. 
        5. Depois deste ligeiro introito, quero dizer que houve uma época em que eu achava ser difícil escrever sobre essa data quando não se tem pai vivo. 
Talvez, por isso, durante muitos anos não conseguia escrever nada sobre meu pai, morto em 14 de abril de 1971, no Dia dos Pais.
         6. O tempo foi me dizendo que isso era uma descomunal bobagem. Sim, porque morto, e há muito tempo, ele continuava vivo na minha memória, o primeiro dos seus oito de filhos.

        7. Meu pai. Ele foi um pai presente. 
        Lembro-me dele a me dizer o que era certo e o que era errado. E eu nem sempre compreendia sua preocupação em acompanhar-me os passos. 
Foi um mestre competente, na sua inconfundível simplicidade de um homem nascido e criado no sertão. Quando me tornei pai, em muitas coisas, tomei-o como exemplo.
        8. Muito de sua história está registrado nas páginas de três caderninhos que minha saudosa mãe escreveu, surpreendida pela viuvez inesperada, quando desfrutava o melhor do seu casamento.  São dezenas de mensagens de amor e saudade. Afinal, foram mais de quarenta e um anos de convivência, com início no dia 27 de janeiro de 1930. É desse conúbio feliz, que eu venho.
       9.
 As rosas, a exemplo do que acontece no dia das mães, também enfeitam o dia dos pais. Para os pais vivos, rosas vermelhas; para os pais mortos, rosas brancas, convencionou-se.
     Oi, Velho! Rosas brancas pra você...

       
Felipe Jucá
Enviado por Felipe Jucá em 12/08/2011
Reeditado em 12/01/2017
Código do texto: T3155396
Classificação de conteúdo: seguro