NAMÔRO

Um dos belos temas de estudos em grupos de jovens é o namôro. Lembro-me que fazíamos pesquisas sobre o assunto para serem debatidos no grupo que se reunia todos os sábados na igreja. Deixo aqui marcas de minha pesquisa sobre o assunto que tanto nos facinava na época e agora irá contribuir na educação de meus filhos. Leia e abra o coração para essas adoráveis coisas que acontecem em nossa vida que é o namoro.

Sabemos que o homem e a mulher foram criados para se completarem. O Pai de amor fez assim na sua bondade e no seu infinito amor. E a necessidade do outro aparece mais clara e definitivamente na adolescência. É neste período da vida humana que a atração para "parceiro" é mais forte.

Entendemos que o namoro é o tempo de se preparar para o casamento; tempo de se sentir, de se conhecer, de se querer; tempo de testar os sentimentos e de decidir-se para o futuro; tempo de adaptação um ao outro; tempo de renuncia de si para ver e sentir o outro; tempo de entendimento mútuo.

Namoro não é pura atração sexual, faz parte como o sexo faz parte do corpo. Mas não é a única coisa. Também não é passatempo, flerte, troca de beijos e carícias. Não dá para trocar de par como se troca de roupa. Namoro é uma corrente de simpatia entre duas pessoas de sexos diferentes e a atração mútua, recíproca. Duas pessoas se encontram, se olham, ainda não se conhecem e já se sentem felizes por estarem juntas. Esta simpatia se aprofundará e amadurecerá no namoro.

Namoro é convivência; depois do primeiro encontro virão muitos outros, os dois não vêem a hora de se encontrarem de estarem juntos e esta convivência frequente nem sempre será fácil, haverá encontros alegres e encontros tristes, encontros e desencontros.

Namoro é conhecimento mútuo, conhecimento das qualidades e defeitos. Eles descobrem os ideais comuns, colocam as bases de uma compreensão e de uma harmonia de sentimentos. O namoro ajuda os dois a se observarem e conhecerem melhor. Deverá desfazer as ilusões do "amor a primeira vista" e construir um amor sincero, sólido e dedicado.

Encontramos algumas atitudes que favorecem o crescimento do amor mútuo:

Fidelidade: manter-se fiel ao compromisso mútuo.

Solidariedade: dar apoio um ao outro em todos os momentos da vida.

Afeição: as demonstrações de afeto e atitude de conquista aumentam o amor.

Segurança: dar segurança um para o outro.

Compreensão: aprender a se conhecer e compreender sempre.

Cortesia: evitando atitudes grosseiras que espalham em vez de encantar.

Capricho pessoal: andar arrumado, ajeitado.

Atração física: atrair pela feminilidade ou pela masculinidade.

Elogio: não há crescimento sem um pequeno elogio ao amado.

Diálogo: Conversar quebrando todas as barreiras da incomunicação.

(http:/afonsoecris.ubbihp.com.br)

(http:/massajovem.zip.net)

Painho
Enviado por Painho em 09/12/2006
Código do texto: T313445
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.