HOJE É O DIA DO ESCRITOR...

Hoje é o Dia do Escritor...

E eu que tenho me alimentado com palavras, e que tenho através delas encontrado o rumo para a minha própria vida, e que tenho feito uso delas para compreender o mundo, as pessoas, a mim mesmo, só posso desejar que este dia seja levado a serio, e festejado com toda a pompa que merece.
Ontem, 24 de julho estive presente no Sarau do Beco dos poetas, onde aconteceu o lançamento de dois livros de poesias, um da poetisa Elizaete Ribeiro; “Pensamentos Poéticos.” e outro de Eudália Alves Martins; “Murmúrio de um coração apaixonado.” Foi o meu primeiro contato com as poesias da Elizaete, e foi o coroamento de meus esforços em divulgar novos poetas em meus espaços, o lançamento do livro de poesias de Eudália Alves Martins, que lançou-se á escrita a muito tempo, e que começou a divulgar o seu trabalho poético nas páginas de meu site www.sacpaixao.net .
Enquanto a Elizaete tem uma bagagem literária de longa data, a Eudália faz neste Sarau do Beco dos poetas a sua grande estréia.
E neste espaço aberto no Céu Caminho do Mar, no Jabaquara, São Paulo, Capital, misturam-se em harmonia estreantes e veteranos, nesta senda que é a escrita,unidos por um mesmo sonho e um mesmo ideal.
Espaços abertos para a cultura são assim fundamentais para um maior arejamento do cenário cultural, apresentado novos autores, que o tempo depurará e que amadurecerá!
Assim, o pensamento transformado em poesias, carregado de sentimentos, lutando com a racionalidade vai marcando a sua existência e colocando á mostra individualidades que são uma contribuição importantíssima para a sociedade.
Penso que cada escritor escreve primeiramente para si mesmo, mesmo que não perceba, para só depois escrever para as outras pessoas, seus virtuais leitores... E contribuindo para a construção da consciência coletiva, mesmo que nem se aperceba disso... Na forma que o escritor Jacó Filho assinala em seu livro “Quinta Colônia”!
Escritores quando se desnudam, mostrando os próprios sentimentos, seus pensamentos, sua visão do mundo, suas divagações, são fundamentais para a ampliação dos horizontes dos membros de nossa sociedade... Um bom exemplo é o escritor Luiz Carlos Mordegane que traz uma interessante visão de mundo em seus livros de poemas e crônicas; “Eu Um Velho Menino” e “A Casa do fim da Rua!”
Quanto a mim, tenho me espantado com a capacidade em minhas letras, de despertarem sentimentos guardados a sete chaves em alguns corações e almas, provocando vez e outra uma torrente de lágrimas nos olhos de meus leitores e ouvintes, como no caso de minha apresentação da poetisa Eudália Alves Martins neste Sarau do Beco dos Poetas.
Vou assim seguindo as pegadas de escritores, que mesmo não recebendo destaque na mídia, tem valor indiscutível com o trabalho que empreendem sempre á procura de meu próprio espaço... E noto que todos nós somos movidos por um mesmo sonho! Sonho que ganha cores distintas, consoantes com o escritor formulador...
Espero que este dia do escritor receba o seu devido crédito, dada a importância que a escrita assumiu em nossa sociedade, como forma de comunicação, como veiculadora de transformações!
E os componentes desta classe de escribas, que se interligam e se comunicam via internet, via saraus, via atividades culturais diversificadas, são os artífices de uma nova sociedade, conjuntamente com outros de outras áreas. Por isso, dou vivas ao Dia do escritor, não só por ser um deles, nem por estar dentre eles, mas por crer sinceramente que escritores são importantíssimos na construção de uma pátria, de um ambiente de liberdade ampla, saudável e progressista!
Sem falar que para sanar as nossas próprias mazelas, precisamos primeiramente entendê-las!

Edvaldo Rosa
www.sacpaixao.net
25/07/2011