HOJE NÃO, BICHO-HOMEM!

Naturezinha e sua ideia verdejante: o baile do “Meio Ambiente”. Chama Ligeirinho, o pombo-correio mais ágil de que já se teve notícias e manda o recado pras amigas árvores. Bailão à vista, colegas! Local da farra? Clareira Central, bem no meio da Floresta Verde...Todo mundo lá, tá certo?

Pura euforia! “Arvoraiada” em “arvoroço”! Nossa, o baile taí, a gente tem de se aprontar. Deus nos livre de aparecer por lá com folhas empoeiradas e troncos cascudos! A gente tem, pelo menos, que dar uma aparadinha e uma secadinha na folhagem, né? Caprichar no visual! Bom, aonde anda dona Chu, a chuva?

Quando pensaram que Chu ia... Chu-vinha!

— Esquenta não, moçada! O banho tá garantido!

Ventu-roso, o vento mais refrescante e secante do pedaço também não fica de fora:

—Xá comigo, meninas! Ninguém no baile de cabelo molhado! E ainda tem o So(l)ero-lero, que tira uma onda quente, mas é amigo manêro pra caramba, e não vai se importar de emprestar um calorzinho pras garotas, combinado?

Combinado! Ah, Naturezinha feliz! Esbaforida corre pra lá e pra cá, cuidando dos detalhes. Pra animar a galera? Dj Sabiazinho, que, não chupa cana, mas assobia muito bem. E pra um reforço, a “Orquestra Sinfônica do Rio... Doce das Gerais”. Afinal, festa sem música é a maior furada! Imagine o tédio! Ah, meu Deus! E a decoração? Borboletas! Abelhinhas! Flores do Campo! Cadê todo mundo? Vamos lá? Dando aquela escovadinha básica nas asas e nas pétalas, ok, meninas?

Gente! E se a noite estiver escura? Hum... Sem problema, Naturezinha! Lu-lua-pálida-de-tão-romântica anda mesmo esquecida pelos namorados. Há muito não se diverte um tiquinho. Mandou avisar, indagorinha, que luz não vai faltar! Vai lumiar noite inteirinha! E de quebra ainda leva mil estrelinhas, pra segurar as pontas, no caso de dar uma cochiladinha qualquer... Anda meio caidaça, a pobre moça, sabe como é, né?

Noite do baile! Ih! Olha lá quem vem chegando: Sapucaia, Sapopema, Angico, Aroeira, Angelin, Braúna, Canela, Caroba, Embaúba, Carvalho, Copaíba, Mulungu, Cedro, Gameleira, Jacarandá, Caviúna, Sucupira, Jatobá, Cedro, Copaíba, Uruvalheira, em destaque, o Ipê-vestidinho-de-amarelo e , por fim... Paratudo! Paratudo? É... Paratudo também é flora do Rio Doce das Gerais! Pois então! Para tudo que a turma tá arrasando, e de banho tomado, porque Chu-veio e cumpriu o prometido, tá bom?

Naturezinha, Naturezinha! Que emoção, hein, menina? Algum dia você sonhou em ver tudo isso? Aposto que não! Então? Agora é Mestre Sabiá mostrando que sabe “subiar” e a “Orquestra Sinfônica do Rio... Doce das Gerais” mandando ver! Levanta poeira que a noite é doce e docês, gatinhas! A lua lá em cima, não deixa ninguém pisar no pé... Ops! Nas raízes. O Rio Doce, ali pertinho, não resiste: acorda e resolve acompanhar batendo palmas...Chuá, chuá, chuá! Tô escutando daqui, e você?

Vrmmm... Vrmmm... Uai, quê isso? É Ventu-roso passando pra checar o esquema. Esse menino corre que só vendo! Num minuto vai aos quatro cantos do mundo e volta. Sempre levando e trazendo novidades... Por falar em trazer... Ele tá de cochicho com Naturezinha. Chi! Tá dizendo que logo ali tem um bicho estranho, de olho na festa. É o bicho-homem! De serra e serrote em punho. Naturezinha “aparvorada”! Será que o arruaceiro veio pra acabar com o forró das “arvinhas”? Mas Ventu-roso tem outra notícia! E essa agora é das boas: Oxóssi, protetor das matas, com seu ofá, acaba de baixar na área! Põe o bicho-homem pra correr. Dá-lhe um baita susto que é bem capaz de ele tá correndo até agora... Ainda bem! E vamo lá moçada, que a noite é um arbusto...

*Em destaque um ipê, vestidinho de amarelo (que tava na lista, mas na hora acabou ficando de fora rsrs) a pedido da minha querida Maria Mineira... Taí, Maria!