EM QUEM PODEMOS CONFIAR?

Outro dia, em uma roda de corretores de imóveis, em mais um plantão de vendas, conversavamos sobre a vida e sua variadas vertentes, suas nuances.

Não concordavam uns com as opiniões dos outros, eu absorto, pensamento pairando sobre os ultimos acontecimentos, refletindo minha própria epopéia, não me dei conta que estavam me arguindo sobre o que eu pensava sobre tudo o que havia sido dito.

Confesso-me atarantado, pois nem imaginava sobre o que era o dialo go. Pensei por um breve tempo e, pus-me a falar sobre mim, sobre o mundo, sobre a vida, notei que alguns olhavam-me desacreditados do que eu dizia, visto que não abro minha vida pessoal ou profissional para ninguem.

- Sabem o que tenho vontade de fazer? Perguntei em tom tranquilo.

Um engraçadinho respondeu: - Vender dez apartamentos!

- Não. Eu disse. - As vezes tenho uma vontade irresistivel de ir para a Amazônia, me enfiar no meio da selva, conviver com onças, cobras, jaguatiricas.

Certa vez Bruna Lombardi, ou Maite Proença, sei lá, corrijam me se tiver mudado a autora da frase.- Quanto mais conheço os homens, mais admiro os cães, eu diria diferente, quanto mais conheço a alma humana, mais admiro os animais.

Não sou radical, mas os animais, tem um codigo de etica, ou instinto de preservação se preferirem, que os impede de cometerm chacinas, ou emboscadas, impedem de agir com pura maldade, observem por exemplo a cobra, se puderem, fogem para longe do homem, nunca atacam, apenas se defendem quando há o inevitável encontro com o perigo, e não é só a raça humana não, é contra qualquer animal que lhe represente perigo.

O tubarão, predador temido dos sete mares, notem que na maioria esmagadora dos acidentes com esse predador, ele não come os seres humanos, por que sera? Segundo cientistas, ele ataca os surfistas porque quando estam em cima de suas pranchas, parecem um apetitoso animal marinho que por acaso, faz parte de sua cadeis alimentar, mas quando atacam e percebem que não se trata do seu banquete predileto, deixam a presa e saeem em busca de comida agradavel.

Notem, os animais matam em duas ocasiões, para alimentarem-se, ou para defenderem-se, o homem, animal racional, é o único que o faz por maldade, crueldade. Faz para roubar.

Até os cães, em sua promiscuidade agem com lealdade, se algum outro cachorro que não estava no bando tenta se aproximar da femea, eles a defendem e o põe para correr.

O homem é o único capaz de matar e dizer que foi por amor. É capaz de trair, e dizer que ama.

É capaz de mentir, enganar, capaz de jurar que não cometeu um erro, sabendo de que todas as formas é culpado.

Não tem descência de desculpar-se e admitir que não foi correto como deveria ter sido.

Ninguem entende quando digo essas coisas, me acham baixo astral, pessimista, mas eu, eu acho que sou um dos poucos que veem que nosso mundo esta entrando em colapso, inconscientemente, nos mesmos estamos pedindo socorro, nossas conversas nas rodas de amigos, tomando uma cerveja ou trocando conhecimento, ora nos leva a esses mesmo questionamentos, alguns com coragem de se expor, tentar alertar os demais de que se não fizermos algo para mudar as coisas, chegara o tempo em que os animais evoluiram e farão de nos, os bichinhos de estimação.

Renato Cajarana
Enviado por Renato Cajarana em 04/07/2011
Código do texto: T3073877
Classificação de conteúdo: seguro