O São Cristóvão de F. R.

Vamos lembrar alguma coisa do simpático clube de Figueira de Melo, O São Cristóvão de Futebol e Regatas.

Na época de ouro do futebol carioca, em que todo bom jogador brasileiro queria ir jogar no Rio de Janeiro, uma grande quantidade de jogadores paulistas, mineiros, paranaenses, gaúchos, baianos e dos demais estados da Federação, além de muitos jogadores argentinos, uruguaios e paraguaios também, estavam florindo o certame carioca.

O primeiro campeonato carioca de futebol foi disputado em 1908, com o Fluminense F. C. sagrando-se vencedor tendo uma equipe recheada de jogadores de origem inglesa.

O São Cristóvão de Futebol e Regatas estreou no campeonato Carioca de Futebol em 1912 tendo sua equipe base formada por Hidames, Camarinha e Santa Rosa; Azevedo, Moitinho e Abreu; Valdemar, Pederneiras, Telmo, Pipa e Paulo. O certame de 1912 pelo qual o alvinegro disputou foi organizado pela Liga Metropolitana de Sportes Atléticos e teve o Paysandu como campeão. Pela Associação de Football do Rio de Janeiro em 1912 o Botafogo F. R. foi o campeão. A Liga Metropolitana reunia clubes mais fortes como o Fluminense, o Flamengo, o América e o Bangu, além do São Cristóvão e do Paysandu. Mangueira e Rio Cricket completavam o elenco do certame da Liga.

O São Cristóvão de Futebol e Regatas pelo campeonato Carioca de Futebol de 1913 jogou uma partida empolgante contra o C. R. Flamengo, no campo do Botafogo F. R., em General Severiano.

Resultado final Flamengo 2 x 2 São Cristóvão. O Alvinegro da Rua Figueira de Melo formou com Cardozo, Durval e Othelo; Rolo II, Sebastião e J. Oliveira; Pederneiras, Seidl, Cantuária, Barcellos e Sílvio.

O São Cristóvão chegou ao título carioca de 1926. Sua equipe base era esta: Paulino, Póvoa e Zé Luiz; Julinho, Henrique e Alberto; Osvaldo, Otávio Jaburu, Vicente, Artur Baianinho e Teófilo. Técnico Luiz Vinhaes.

Deve-se acrescentar que Zé Luiz e Teófilo eram jogadores da Seleção Brasileira. O artilheiro da equipe foi Vicente com 25 gols no certame que foi promovido pela Associação Metropolitana de Esportes Atléticos AMEA. O campeonato de 1926 contou com a participação das seguintes equipes: São Cristóvão, Vasco da Gama, Fluminense, Bangu, Flamengo, Botafogo, Syrio e Lybanez, América, Vila Izabel e Brasil. O Alvinegro de Figueira de Mello venceu 14 partidas, empatou 2 vezes e perdeu apenas duas.

O São Cristóvão, como time médio, em determinados certames, era um osso duro de roer e ao longo de sua existência revelou muitos jogadores. O São Cristóvão sempre foi um descobridor de craques. Roberto e Afonsinho, por exemplo, estiveram na Seleção Brasileira de 1938.

Porém, na minha modesta opinião mas que foi corroborada por muitos cronistas esportivos brasileiros, Carreiro foi o melhor jogador do São Cristóvão, de todos os tempos.

Em 1932 Carreiro já empolgava os torcedores com seus dribles curtos e objetivos. Nunca igualados. Depois dele no futebol brasileiro, até hoje apenas Mário, que atuou pelo Vasco da Gama e Canhoteiro que atuou pelo São Paulo tinham algo do Carreiro. Ele jogou também, um pouco, pelo Fluminense numa linha que fez história: Pedro Amorim, Romeu, Milani, Tim e Carreiro.

Para melhor ilustrar quem foi Carreiro, certa vez o grande zagueiro da Seleção Argentina entre 1938 e 1945, Salomon, disse que todos os defensores da Seleção argentina tinham pavor de enfrentar o Brasil ao ver que Carreiro estava escalado. Diziam que era impossível marcá-lo.

Carreiro foi injustiçado na Copa do Mundo de 1938 pois era muito melhor que Patesko e Hércules. Carreiro jogou nas Seleções Carioca e Brasileira inúmeras vezes.

Outro grande jogador do São Cristóvão foi Humberto Tozzi. Foi revelado na década de 1950 pelo clube de Figueira de Mello. Humberto Jogou algum tempo pelo Palmeiras, e também pela seleção Paulista e Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1954. Graças às suas boas atuações foi brilhar na Lazio da Itália.

Podemos também destacar Mundinho como outro jogador que defendeu o São Cristóvão. Mundinho atuou no clube de Figueira de Mello por 10 anos e ainda jogou um ano pelo américa F. C. Em 1944 Flávio Costa, técnico do Vasco da Gama e da Seleção Carioca foi campeão brasileiro de Seleções. Mundinho era o capitão da Seleção Carioca, equipe que formava com Batatais, Mundinho e Augusto; Biguá, Danilo e Jaime; Djalma, Maneco, João Pinto, Jair e Jorginho.

Também não poderíamos esquecer daquele garoto que começou no São Cristóvão de Futebol e Regatas, e que encantou o Mundo com seu futebol. Pela Seleção Brasileira e por todos os grandes clubes pelos quais passou foi campeão. Devido a várias contusões teve de encerrar sua carreira um pouco prematuramente. Entretanto, ele brilhou até o final. Seu nome: Ronaldo Nazário de Lima, o grande Ronaldinho.

Acredito que o São Cristóvão tenha sido o segundo time de todos os apreciadores do bom futebol.

A seguir algumas equipes do São Cristóvão, em vários campeonatos Cariocas.

Corria o ano de 1938 e o São Cristóvão tinha uma equipe assim formada: Madalena, Hernandez e Osvaldo; Picabéia, Dodô e Arquimedes; Roberto, Vilhegas, Caxambú, Nestor e Carneiro.

1939 - São Cristóvão F. R. : Madalena, Hernandez e Mundinho; Arquimedes, Dodô e Afonsinho; Roberto, Vilhegas, Joaquim, Nena e Carreiro.

1940 - São Cristóvão F. R. : Madalena, Mundinho e Augusto; Oscarino, Dodô e Afonsinho; Joãozinho, Fuentes, Feitiço, Nena e Matias.

1941 - São Cristóvão F. R. : Onça, Mundinho e Augusto; Hernandez, Dodô e Arquimedes; Curtis, Salim, Valentim, Nestor e Matias.

1942 - São Cristóvão F. R. : Onça, Mundinho e Augusto; Papeti, Dodô e Castanheira; Santo Cristo, Alfredo, Gute, Nestor e Matias.

1943 - São Cristóvão F. R. : Veliz, Mundinho e Augusto; Papeti, Bianchi e Castanheira; Santo Cristo, Alfredo, João Pinto, Nestor e Magalhães.

1944 - São Cristóvão F. R. : Veliz, Pelado e Mundinho; Índio, Esperom e Castanheira; Santo Cristo, Alfredo, João Pinto, Nestor e Valfrido.

1945 - São Cristóvão F. R. : Louro, Mundinho e Florindo; Índio, Santa Maria e Maurício; Cidinho, Néca, Mical, Nestor e Magalhães.

1946 - São Cristóvão F. R. : Louro, Mundinho e Florindo; Emanuel, Souza e Índio; Osvaldo, Néca, Jorge, Nestor e Magalhães.

1947 - São Cristóvão F. R. : Louro, Mundinho e Jair; Índio, Tico e Souza; Cidinho, Mical, Caxambú, Nestor e Magalhães.

1948 - São Cristóvão F. R. : Joel, Mundinho e Zino; Richard, Geraldo e Souza; Wilton, Paulinho, Mical, Jarbas e Magalhães.

1949 - São Cristóvão F. R. : Joel, Mundinho e Jair; Richard, Souza e Geraldo; Edgar, Paulinho, Menta, Jarbas e Magalhães.

1950 - São Cristóvão F. R. : Marujo, Doutor e Tobis; Nélson, Geraldo e Olavo; Lino, Carlyle, Marino, Rato e Reginaldo.

1951 - São Cristóvão F. R. : Mariano, Valdir e Tobis; Olavo, Bulau e Jordan; Geraldino, Nonô, Amaral, Nei e Carlinhos.

1952 - São Cristóvão F. R. : Luis Borracha, Laerte e Aloísio; Índio, Bulau e Nei; Motorzinho, Humberto, Cabo Frio, Ivan e Carlinhos.

1953 - São Cristóvão F. R. : Hélio, Manfredo e Haroldo; Zé Alves, Severino e Mauro; Geraldino, Sarcinelli, Cabo Frio, Ivan e Décio.

1954 - São Cristóvão F. R. : Hélio, Manfredo e Jorge; Zé Alves, Severino e Décio; Geradino, Arlindo, Santo Cristo, Valdir e Carlinhos.

1955 - São Cristóvão F. R. : Geraldo, Osmindo e Ivan; Benedito, Valdir e Décio; Dino, Santo Cristo, Cabo Frio, J. Alves e Carlinhos.

1956 - São Cristóvão F. R. : Geraldo, Ivan e Décio; Jorge, Benedito e Osmindo; Mirinho, Paulinho, Manfredo, Neca e Ademar.

1957 - São Cristóvão F. R. : Geraldo, Osmindo e Ivan; Gilberto, Medeiros e Décio; Hélio Cruz, Wilson, Hélio Leite, Russo e Olivar.

1958 - São Cristóvão F. R. : Picháu, Osmindo, Nélson e Valdir; Medeiros e Décio; Geraldo, Russo, Genivaldo, Hélio Cruz e Olivar.

1959 - São Cristóvão F. R. : Humberto, Osmindo, Nélson e Ruarinho; Valdir e Medeiros; Geraldo, Hélio Cruz, Genivaldo, Wilson e Olivar.

1960 - São Cristóvão F. R. : Picháu, Nélson e Renato; Medeiros, Osmindo e Azeitona; Geraldo II, Valdir, Expedito, Russo e Olivar.

1991 - São Cristóvão F. R. : Flávio, Cadu, Guru, Mauro e Anderson; Marcão, Tino e Sandro; Paulo Andrade, Ronaldinho e Gilson.

Laércio
Enviado por Laércio em 27/06/2011
Código do texto: T3059749