João "banana"

Pueris recordações

Ignoto leitor,deixo,mais uma vez,minhas lamurias nos versos “mofados”

que tenho escrito,para lançar um olhar para o passado,pois,somos uma colcha de retalhos,costurada com pedacinhos de experiências,onde alguns protagonistas,por certo,são os autores das risadinhas que ouço nas noites insones.Penso,as vezes,se o “alemão”,tentando comandar meus pensamentos,se intromete com idéias delirantes e alucinatórias...

Viajo no tempo,e vou aportar ,nos anos 60,numa vila operaria da antiga Corcovado fiação de tecidos,rua ubi,ruazinha sem asfalto,habitada pelos trabalhadores da fabrica.A figura do “João banana” vem ,pronto,em minha memória.Até hoje,não sei a razão deste alcunha,pois,nunca o vi comendo bananas,mas,este personagem me marcou por uma habilidade impressionante.Existem aqueles que nasceram com um dom musical fabuloso,como WOLFGANG MOZART, talento esportivo ,cito,como flamenguista septicemico ,o Dida,com seu futebol belo vistoso ,braços soltos no ar,canelas finas ,porem,preciosas canetas Parker,a escreverem os mais lindos poemas do futebol.Pois bem,o nosso João banana,nascera com uma arte,a do arremesso,como,assim,direi de esputo a distancia.Creio que ,o que fazia deste atleta olímpico era a riqueza de perdigotos da maior estirpe.O bacilo de Koch,sem duvida ,dava a necessária consistência.

Querido leitor,peço perdão por narrativa enauseante,e,pacientemente,concedo um intervalo necessário para que possa receber um plasil na veia,afim de prosseguir nesta leitura...

Voltando a narrativa,que prometo brevidade,devido ao forte conteúdo pestilento,ficava perplexo,e por que não dizer “maravilhado”,quando durante as peladas com bola de meia,as famosas “c.. de pinto”,o João banana,inspirava profundamente,sugando todos os sumos corpóreos e trazia a cavidade bucal.Fazia u’a carantonha,uma espécie de mascara veneziana,cerrava os olhos ,firmemente, e lançava o conteudo a distancia”.Lá ,se iam,em velocidade da luz,moraxella catarralis,hematias,leucócitos e o senhor da “peste branca”o bacilo de koch”.No que o acontecimento concluía,a pelada prosseguia o Jõao banana,medíocre jogador ,tentava mostrar seu talento...

Prezado amigo leitor,prometo brinda-lo com poema repleto de flores,passarinhos no afã de apagar impressões tão desfavoráveis que nesta crônica,deixei!