Pensamentos

PENSAMENTOS FEMININOS

Enquanto esperava minha vez de entrar na sala do dentista, comecei a folhear algumas revistas para passar o tempo.

Sobre uma mesinha de madeira, na lateral das poltronas, havia uma porção de revistas. Algumas velhas, outras mais novas; de todos os tipos. Comecei vendo revistas de noiva. Todas aquelas moças bonitas, sorridentes, com aqueles vestidos brancos, transmitindo ar de felicidade eterna.

Na mesma mesinha havia também outras revistas, dessas que transmitem notícias do cotidiano e, curiosamente na capa, estava estampada a notícia da facilidade atual em se conseguir um divórcio através da internet.

Comecei então a pensar na ambigüidade do casamento. Coisa que nunca me dei conta antes.

No meu pensamento veio a imagem de todas as mulheres que eu conheci e também a minha. Todas tão felizes, tão cheias de esperança. Perfeitamente iguais àquelas das revistas e filmes de amor.

Não há mulher que não queira se casar. Belas ou não, todas sonham em conseguir um dia o seu príncipe encantado.

Mas o que é ser bonita? Todas nós sabemos que para os homens, bonitas são as mulheres magras, com corpo escultural e rosto de artista de novelas com maquiagem. A maioria não liga para a inteligência ou o caráter, nível intelectual, nada disso. Querem é ter um avião para exibir aos amigos. E nem se dão conta que o amigo quer a mesma coisa. Por isso é que muitos homens bobeiam e, o amigo passa-lhes a perna.

E nós, mulheres, que nascemos românticas, mesmo que passemos a vida toda dizendo que não, vivemos caindo nas armadilhas antigas e novas de alguns homens. Basta um olhar, um gesto de carinho a mais do que recebemos dos nossos companheiros e pronto. Somos enredadas por pensamentos romanescos e fantasias. E olha que às vezes o tal nem é bonito! E nem nos preocupamos em saber se aquilo tudo é de verdade ou uma grande enrolação.

O que importa para nós é o momento. São as palavras, o modo de nos olhar, o desejo que sai de seus olhos e vem em nossa direção como faíscas de fogo. Somos burras? Claro que não, somos vaidosas de nascimento.

Permitimos que mintam para nós, somente para nos sentirmos mais amadas. Eleva ainda mais a nossa auto-estima. Nos sentimos bonitas. Esquecemos até dos nossos quilinhos a mais, dos nossos pneuzinhos ou de outro defeitinho que antes era um horror. Entramos com tudo. Mesmo que não dê em nada. Adoramos comentar com as amigas: - Nossa, como é feia a namorada de fulano! Menosprezando o nosso próprio gênero feminino.

Nós, mulheres, não somos muito exigentes quanto ao tipo físico dos homens. Dizemos que somos, mas não é verdade. Todas nós queremos um homem bonito, atraente e de preferência rico. Para outras basta ser rico. Não precisa ser bonito. Mas se aparece de repente um homem bonito, atraente, safado e sem dinheiro muitas caem de cabeça. Às vezes é até bem feioso. Mas tem uma lábia! Tudo pelo simples poder de suas palavras e dos gestos. Somos eternas românticas.

Até as que dizem que não o são, se olharem para trás, verão as armadilhas em que já caíram. Aí, dizemos para nós mesmas: Nossa, onde eu estava com a cabeça? Namorar o fulano? Então achamos que dessa vez aprendemos e não vamos fazer de novo. Será?

Mas o que tudo isso tem a ver com o casamento? É que a maioria de nós leva essa utopia para o nosso casamento. Achando que os nossos maridos irão nos ver como princesas desejáveis pelo resto da vida junto com os nossos lindos vestidos de noiva.

E quando eles deixam de nos ver, a única solução é procurar as facilidades do divórcio na internet ou começar a acreditar em alguém que eleve a nossa auto-estima novamente. Mesmo que de mentirinha. Não confunda com traição. É bem menos que isso! Trata-se das famosas cantadas qua ouvimos. Qual mulher não gosta de ouvir um fiu, fiu? Até quem nega o fato, gosta e se acha: - Oh, to podendo!

E quando os anos vão passando e acordamos do sonho, percebemos que dentro de nós ainda somos aquelas meninas princesas. Que mesmo não tendo mais aquele corpinho escultural ou aquele rostinho de boneca, ainda precisamos de alguém que nos envaideça. De preferência, alguém próximo de nós.

Por isso, ao escrever estas palavras, desejei muito que pelo menos a metade dos homens da terra lesse e começasse a prestar a atenção no que realmente as mulheres desejam de seus maridos, namorados, companheiros, amigos. Das mais pobres as mais ricas. Que apenas sejamos notadas, admiradas, elogiadas e desejadas. Sempre.

Ironi Lírio

Ironi Lirio
Enviado por Ironi Lirio em 02/06/2011
Reeditado em 03/06/2011
Código do texto: T3009468
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.