AULA DE PIPAS
 


 
            Dia trinta de setembro, quinta feira, à uma hora, aula marcada exposta em cartazes e avisos para os passantes de Pedro do Rio e para a minha ansiosa aguardância desta primeira aula, aula inaugural da Varandinha afinal.

            Carro vendido e trocado por um ano de aluguel de uma casa para morar e outra em baixo para trabalhar em arte e artesanato e conviver com o povo local e suas calçadas planas.

 Plano original da VARANDINHA desviado para o concreto real, de uma grande frustração de casa rachada, sem reforma, tudo arrebentado, sem telefone, sem o mínimo de dinheiro, para a coisa mais simples ou a mais necessária como remédio e alimento, nem papel higiênico. E o nada pode ser muito grande e cheio de forças positivas de alegria e esperança.

 Bem o retrato de paciência e aceitação, da cabeça calma e forte, do desapego sábio e amadurecido que estou passando. Só eu sei isso e as pessoas fortes que passaram pelo sofrimento e dele saíram crescidas.
Claro que um modo desorganizado ainda. Mas enfim, a primeira aula.
 
O espaço cultural Varandinha virou  apenas AULAS Arte e Artesanato em placa de tábua,  e professor terceirizado  ARTUR, professor de PIPAS.   
   
  Ele trouxe muitas armações de bambu e linha número 20. Tudo junto na mão fez uns volumes esculturais maravilhoso, lindos, lindos. Espacial e leve transparência.

Isso foi uma aula para mim, cuja criatividade começou logo a viajar em caravelas voando em céus.

 E a cabeça logo em espaços de imaginação de beleza; móbiles, em presépio talvez, sei lá, vou explorar isso depois. Ele é um rapaz jovem, magro, barba curta, brinco argola numa orelha, pálido e analfabeto. Eu queria ensinar ele a dar aula de pipa. E fui indagando os nomes PIÃO, MORCEGO, BARATINHA, ARRAIA, OUTRA QU ESQUECI AGORA, e as características de cada uma, tudo muito interessante e delicado, e uma atividade prazerosa que as crianças e adultos vão deliciar. 
           
Falei pra ele, olha, você cobra R$ 30,00/mês/aluno e recebe adiantado o mês na primeira aula. Fica com 70 % (21,00) e deixa 30 % para o espaço (9,00). Se você tiver dez alunos, você ganha R$ 210,00/mês. Se tiver cem alunos, você ganha R$ 2.100,00. 

           
Falei também que ele podia dar a aula para os alunos de maneira espontânea e naturalmente como tinha aprendido de alguém a fazer pipa, que estava tudo bem.

            Que acha?
          
  Ele agachou lá num canto defronte pro Rio Piabanha e, tirando um papelzinho disse: agora vou fumar um cigarrinho...

          
  Eu o deixei e subi pra minha casa.

          
  E fui a única aluna da primeira aula.


E isso foi antes de eu vir para o Rio e o Recanto das Letras.