O INFERNO É ISTO AQUI!

Por mais que se tente, não se encontra outra comparação mais apropriada do que "estouro da boiada" com aquela aglomeração de passageiros num momento de embarque numa hora de pico. Estou me referindo a uma plataforma de trem superlotada. Se não for igual, será bem pior. Pois com os animais irracionais ocorre o aperto, o sufoco apenas no exato momento em que a porteira do curral for aberta. Após isto, realmente, vacas, bois, garrotes, novilhos, bezerros saem em tremenda disparada pelo pasto em busca de algo para saciar a sede e a fome. Para eles, o sufoco daquele momento é muito natural e dificilmente ocorre algum caso grave que exija algum cuidado especial. Enquanto que, com o ser humano, antes mesmo do trem estacionar na plataforma superlotada, sempre acontece alguma situação desagradável, com por exemplo, u'a mão leve que consegue surrupiar algum objeto de valor, por mais precavida que a vítima seja. Os celulares são os mais visados, seguidos de carteira, relógio,correntes, e até brincos. Quando não é isto, é outro tipo de aperto mais malicioso, provocante, quando outra mão boba tenta apalpar partes íntimas femininas, alegando o aperto daquela hora, caso seja questionado por aquele abuso. Pois tem gente que sempre quer levar vantagem em tudo, não importa a hora, a circunstância.

Só que não se pode generalizar. Naquela multidão, a maioria é inocente, é honesta, é responsável. Muitas pessoas estão ali naquele momento, simplesmente, por falta de outra opção para se deslocar até ao local de trabalho. Então, diariamente, tem que passar por aqueles momentos de sufoco e dizer que se acostuma com isso, é uma maneira de se esquivar duvidosa. É mais uma grande balela.

Ver uma cena dessas através da televisão já é ridícula, horripilante, imagina se a pessoa estiver "in loco". Pois é uma situação tão violenta e desumana que não se tem palavras adequadas para transcrevê-la. O que se pode dizer mesmo é que, naquela circunstância, ninguém é de ninguém. É uma hora em que um filho chora e a mãe não ver. Namorados, noivos, pais e filhos são separados à revelia e de maneira violenta. A frase apropriada para uma hora de horror como esta é: "Se o inferno existe, ele é isto aqui". Então, salve-se quem puder. Diante deste quadro de terror, mesmo que alguém se arrependa e queira desistir de embarcar jamais conseguirá o seu intento. Se está na frente vai ter que entrar na marra, mesmo que tenha alguma criança nos braços. Ninguém ali tem respeito por ninguém, mesmo que, no íntimo o tivesse. Mas não tem como demonstrá-lo.

Realmente não existe como por ordem perante uma multidão incontrolável. Os obstáculos, os seguranças que, por acaso, existirem na plataforma, se duvidar, também serão empurrados, jogados dentro da composição de qualquer jeito. Portanto, por mais que se precavenha, se bobear, a pessoa será jogada dentro do vagão contra a sua vontade, pois a avalanche humana é simplesmente invencível, incontrolável. Não tenho inimigos, mas se os tivesse, certamente não desejaria nem a eles tamanho sufoco.

João Bosco de Andrade Araújo

JOBOSCAN
Enviado por JOBOSCAN em 18/05/2011
Código do texto: T2977544