lapis_escrevendo.jpg
"SUPERAÇÃO"

(Para todos que gostam de ler ,escrever ou expressar seus sentimentos de alguma forma)


Quem disse que para ser poeta é preciso escrever bem?
Conheci na calçada, um bêbado esfarrapado que recitava lindos poemas. Um deles me chamou muito atenção.
Corri em casa, peguei papel e caneta, dei a ele, e pedi para que escrevesse um dos versos que ele tinha mencionado.
O velho bêbado me respondeu com uma poesia;
_ Meu caro amigo cidadão, eu vou falando, esteja com a caneta na mão.
Preste atenção e anote o que eu vou dizer.
Não sou poeta, sou alguém que gosta de falar, você pode ver
Me desculpe este velho bêbado que não sabe ler e nem escrever...

Fiquei impressionado.
Mas nesta minha vida nada mais me surpreendia.
Pois conheci um garoto que mesmo com umas das pernas amputadas e num dos braços uma muleta, estava jogando futebol com os amigos, eu estava lá e até pude ver ele fazer um gol.
Também soube de uma garota que foi mordida por um tubarão e teve um dos braços e parte das pernas devorada pelo bicho, e só salvou-se porque conseguiu nadar até a praia com um dos braços. E hoje mesmo sendo maneta uma das atividades que mais gosta é a natação.
Vocês sabiam, que o grande cantor Nelson Gonçalves era gago?
E que o cantor e violonista Djavan em início de carreira nunca soube o que eram notas musicais? Mesmo assim aprendeu a tocar violão e tornou-se um dos maiores intérpretes da música brasileira?
E que também recentemente uma garota de 12 anos que morava num município pobre do nordeste, aprendeu tocar piano sem partitura e foi participar de um conserto fora do país?
Você sabia que um garoto italiano que só mexia o pescoço e uma das pernas, tornou-se um grande pintor usando apenas um dos pés?
Este caso ganhou tanta repercução, que virou filme. "O Meu Pé Esquerdo" e ganhou um oscar. Uma mulher que dirigia com os pés porque não tinha os dois braços, e a lei nos Estados Unidos permitiu que ela conduzisse o veículo por ser uma ótima motorista, além de ser uma ótima dona de casa.
Assim como estes nomes famosos, mesmo com deficiências, assim como “Aleijadinho” dono de grandes obras, contraiu lepra e perdeu parte do corpo pela doença e mesmo arrastando-se ao chão e com partes dos dedos das mãos amputados, produziu e pintou várias esculturas.
Eu podia citar vários exemplos de superação. Van Gogh, o pintor, O grande maestro João Carlos Martins mesmo com apenas dois dedos das mãos é um grande regente e pianista, gente famosa e não famosa que tiveram superação a cada dia, assim como pessoas cegas que leem e escrevem, tocam instrumentos, desportistas que fazem nomes nas para-olimpíadas.
Eu não sou um destes deficientes físicos, pode ser que você que esteja lendo também não seja. Porém, ser leigo em alguns assuntos, errar por ter pressa ou ansiedade, pode ser um tipo de deficiência. Que até pode não estar livre de críticas ou preconceitos, mas não da direito a pessoas fazerem ofensas e nem desmerecer suas idéias e suas capacidades.
Para todos estes,o que valeu foi a superação e a perseverança.
Por isso não considero-me menos poeta por cometer alguns erros de português em meus textos *Lembrando que eles estavam passando por correção.(*rebatendo a uma crítica) Também não farei críticas a Maria por estar apaixonada e resolveu escrever sobre sua paixão. O João,porque foi traído e resolveu desabafar com versos. Ou então Paulo,que não sabia escrever textos longos mas conseguiu colocar toda sua emoção numa frase. Então a você, Maria, João, Paulo. Façam o que tiverem vontade, desde que não venham a ferir a moral e os bons costumes de alguém.
Profissionalismo se adquire com o tempo. E o que você pode fazer de pequeno ou medíocre a seu gosto. Pode ser de grande valia à alguém!

Abraço a todos que gostam de ler 
                     

    (Altair Feltz)
    *

burro.jpg
O grande problema não é ser burro ( adjetivo preconceituoso, já que o burro é muito inteligente, pois é o único quadrupede domesticado que quando quer não faz o que o homem lhe manda, de jeito nenhum) mas ser um "burro com pose de inteligente":


(Adriana Maluf)
*
Altair Feltz
Enviado por Altair Feltz em 16/05/2011
Reeditado em 17/08/2014
Código do texto: T2973392
Classificação de conteúdo: seguro