Decadência
 
            Quando o cronista escreve sobre o que está havendo de decadência no seu país, a alma chora.
            Estamos em profunda decadência social e moral. A econômica é uma incógnita. Não temos acesso aos números que permitam verificar.
            Saudosismo? Seria bom que fosse! Seria ótimo que estivesse enganado.
            Quando era colegial, no ensino público, mais exatamente no meu querido Liceu “Nilo Peçanha”, que era em Niterói o que o “Pedro II” era no Rio de Janeiro, exemplo de colégio de nível secundário, batendo mesmo os melhores da rede privada e formadores de grandes talentos, o andar da carruagem era outro. 
            Uniforme impecável, cheguei mesmo a usar túnica com gravata, terno completo de um estudante. Evoluiu depois, tendo em vista nosso clima, para calça azul, camisa branca e gravata. Sem o dólmã.
            Ensino dos melhores, professores respeitados, alunos comportados. Desrespeito ao professor era punido com a expulsão.
            Havia, antes das aulas, a formatura no pátio. Inspetores e inspetoras avaliavam nossa compostura e traje. Ai de quem estivesse com os sapatos sujos! 
            Hino Nacional cantado, ao mesmo tempo em que a Bandeira era hasteada.
            Diferença para hoje! Não quero, não devo nem posso julgar valores.
Perto do ensino antigo, o de hoje é marginal. Repito que não estou fazendo discriminação, mas tão somente comparação.
            Hoje aluno agride o professor. Se não é ele, são seus pais. É fato corriqueiro a pergunta “que nota é essa para o meu filho?” E todos sabem que o pagante, ou mesmo o que estuda em escola pública, sofrem o mesmo “constrangimento”. Não podem ser chamados à atenção!
            A presidente Dilma, em enérgico pronunciamento há dias atrás, prometeu providências severas quanto a este tipo de coisa. Mas ainda nada fez, não por desleixo.
            O Brasil é mesmo, um grande saco de gatos! 
 
Jorge Cortás Sader Filho
Enviado por Jorge Cortás Sader Filho em 15/05/2011
Reeditado em 15/05/2011
Código do texto: T2971153
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.