Fortunas
                                               
 
            Abro um site e vejo a notícia: Antonio Luiz Seabra e Lily Safra ainda figuram como na lista dos mais ricos da Inglaterra.
            E eu com isso? Vai mudar a minha vida em quê? No duro, no duro mesmo não muda nem a deles. Dinheiro que serve é o suficiente para viver-se bem. O resto é o resto.
            Lembro de uma frase do filme “The Godfather”, o excelente “O Poderoso Chefão”, onde Marlon Brando ensinou ao mundo o que é ser ator. “Atrás de uma grande fortuna sempre há um crime”, que todos julgaram de Mario Puzzo, autor do livro que deu origem à obra prima do cinema.
            Engano. Esta frase é do escritor francês Honoré de Balzac, e traz sempre controvérsia. Alguns dizem que é absolutamente verdadeira, outros negam. Mas parece que tem seu fundamento. A própria Inglaterra enriqueceu com a pilhagem nas colônias e no mar. Grande parte de países europeus, mesma coisa, excetuando o corso e a pirataria, esta hoje com sentido bem mais amplo, e nem por isso menos criminosa.
            Fico imaginando morar numa mansão ou palácio, com toda a mordomia possível. Empregados diversos, capazes e fiéis. Cozinheiros. Motoristas, carros na garagem. Amplo gramado dominando a frente da residência, com dois acessos, pela direita e pela esquerda.
            Sinceramente. Passar duas semanas de férias deve ser bom. A vida inteira, uma chatura das maiores.
            E vou parando de falar em futilidades.
 

Jorge Cortás Sader Filho
Enviado por Jorge Cortás Sader Filho em 11/05/2011
Código do texto: T2963271
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.