A vida é feita...

A vida é feita de pessoas boas e de pessoas ruins, de pessoas.

É feita, a vida, de pessoas eficientes e de pessoas deficientes, fortes e fracas. Pessoas redondas e pessoas quadradas estão na vida, fazem a vida com pessoas gratas e pessoas ingratas. Pessoas certas e pessoas erradas; puras e sujas; santas e pecadoras e sanas e insanas, longas e achatadas. Pessoas altas e baixas, de qualidade e desqualificadas, de asas abertas e de asas fechadas. É feita a vida de pessoas inertes e de pessoas agitadas, pessoas letradas e pessoas não letradas.

A vida é feita de pessoas de sorriso nos lábios e tristeza no olhar. De gente de braços que abraçam e não se sentem abraçadas, de mão que aperta sem ser apertada, de bocas que degustam gosto amargo, a vida é feita, pois, de pessoas amargas e de pessoas doces porque a boca também degusta o gosto doce da vida. Pessoas que se sentem menosprezadas e de pessoas que menosprezam. A vida feita de pessoas que escutam sem serem ouvidas, que olham, mas que não são enxergadas. A vida de cada um, a vida de mais de um, a vida de nenhum, a vida de todos, a vida que governa e a vida desgovernada.

Vida, vida, vida feita de pessoas que açoitam e são açoitadas, que acoitam e são acoitadas, de coitados e de coitadas, de carentes e caprichosos, de mais ou menos ou de bem menos que mais ou de muito mais que menos, de grandes e de pequenos, dentados e desdentados, de agachados, daqueles que estão por cima, de abrolhadas e desabrolhadas.

A vida com riso e na ausência deste é feita de pessoas introvertidas e extrovertidas, pessoas tidas, dadas, chegadas. É feita de pessoas que nunca chegam, são comedidas, despreparadas. Pessoas tão diferentes num mesmo espaço cuja vida é feita. Vida feita de pessoas de carne, osso, coração e mente. A vida de gente tão presente, mas tão ausente ao mesmo tempo e no tempo em que a vida, esta que se apresenta, é mãe, mas que também é madrasta, na vida real ou na vida fictícia, encantada.

A vida é feita por aqueles que mentem, falam a verdade, se omitem ou escancaram. É feita de pessoas piedosas e arrogantes, corajosas e desencorajadas, é feita, a vida, de pessoas errantes e acertadas. Pessoas corretas e incorretas, que convivem, interagem e se acham, assim como também é feita por pessoas que nunca aprenderam a conviver, a se integrar ou se achar, mas tem aquelas pessoas que se acham até demais. Não se poupam, extravasam, vazam e dão vazão a construção de pré ideias, pré-conceitos, pré-julgamento, um pé de coisa para a falta de vida na vida feita de pessoas...

A vida é feita por pessoas, estas feitas a partir de sentimentos, estes produzidos por pessoas, pessoas que fazem a vida, ou fazem na vida, ou fazem da vida encontro de opostos, de iguais, de diferentes, de semelhantes, de normais e anormais. A vida é feita, entretanto, de pessoas que se encontram e se desencontram, se afinam ou se alargam, são necessários ou se tornam desnecessários, de pessoas que se somam, de dividem, de multiplicam ou se subtraem a medida que o interesse fala, a vida feita da fala, da palavra, do gesto da cor. A vida é feita de pessoas brancas, pretas, pretas e brancas, coloridas. A vida feita na diversidade das cores, das dores, dos odores, dos sabores, dos direitos de cada um assegurados, dados, obtidos, sancionados. A vida é feita de amor e ódio, de oposição e de igualdade. Viva a vida feita a partir da dignidade.