FRAGMENTOS DA LITERATURA WANDERLEENSE

É mais uma obra do escritor baiano Gilson Vasco, lançada no fim de 2010. Fragmentos da Literatura Wanderleense é, na verdade, um ensaio, uma crítica literária feita para elucidar autores wanderleenses que assim como o próprio autor, estão sempre buscando enaltecer e divulgar a cultura da sua cidade para o mundo.

Essa obra tem como objetivo principal analisar de modo superficial o modelo literário de dois grandes autores wanderleenses: Machado Vieira e Eugênia Sardeiro. Outro intento da obra é fazer mais uma das diversas leituras que se pode fazer diante de um texto, isto é, enumerar algumas imagens expostas nas composições de cunho prosaico ou poético desses dois autores wanderleenses.

Pergunta-se qual o principal objetivo da análise dos textos desses dois autores wanderleenses feita por mim. O questionamento é preciso e evidente, e, mais evidente e necessária ainda é a resposta.

Ora, sabe-se que até meados de 2004, Wanderley ainda não contava com uma Literatura própria, isto é, não havia nenhuma obra de cunho literário produzida por wanderleense, exceto um trabalho textual, ainda sem publicação chamada Árvore Genealógica da Família de Francisco Soares da Silva e Sérgia de Souza Maia e Silva assinada por Adalberto Soares da Silva, natural do povoado de Olhos D’água e Loucuras da solidão, uma poesia de Eugênia Sardeiro.

A partir do ano de 2004, com a publicação do conto infanto-juvenil A fuga para o Bosque Enlevado, de minha autoria, publicado em Goiânia, pela Editora Kelps, a Literatura Wanderleense começou a mostrar para o mundo, através de alguns jornais, revistas e, principalmente, do site Baianada.com criado pelo wanderleense Ailton Teixeira, suas primeiras composições.

Com isso, pode se dizer que A fuga para o Bosque Enlevado veio também para despertar nos wanderleenses o desejo de dizer ao outro, através das palavras escritas, o que sente, ora, pois com a sua publicação aflora ou desperta em muitos conterrâneos o gosto pela escrita. Surgem autores como Diones Machado Vieira (Júnior), que apesar de não ser natural de Wanderley fora criado na cidade e se sente um wanderleense nato, Bruna Eugênia Sardeiro Pereira (Bruninha), o próprio Ailton Teixeira (Boiadeiro), todos assinando um emaranhado de matérias no site Baianada.com e em jornais. Outros autores wanderleenses como Professor Nilton Carlos, João Brito, Marcelo Pereira etc., embora não tendo ainda trabalhos publicados vêm colaborando muito no campo da Literatura Wanderleense.

Mas quem são, afinal, Machado Vieira e Eugênia Sardeiro? Machado Vieira é responsável pela assinatura de inúmeros textos, entre artigos, contos, poesias, crônicas, críticas, sátiras e outras modalidades literárias publicadas pelo site Baianada.com e por outros meios de comunicação. Machado Vieira, apesar de ser naturalmente goiano, possui dupla naturalidade. Diz se sentir como um wanderleense nato. É principalmente através do site Baianada.com que Machado Vieira mostra a sua indignação para com as falcatruas de muitos governantes wanderleenses que costumam agir de má fé. O autor se destaca na luta contra as práticas corruptas de inúmeros políticos brasileiros, denunciando as atrocidades cometidas por estes e atua literariamente e literalmente na defesa da população wanderleense. Wanderley, BA tem cura?! É um dos seus textos mais acessados, lidos e elogiados, publicado pelo site Baianada.com.

Eugênia Sardeiro é responsável pela assinatura de mais de 100 textos, entre notas, artigos, contos, poesias, crônicas, críticas, sátiras e outras modalidades literárias. No ano de 2001, Eugênia Sardeiro obteve a terceira colocação no Concurso de Poesia do V Fest. Cult. (Festival de Cultura) do Estado de Goiás, com a poesia Loucuras da Solidão. No mesmo ano, a mesma poesia, de Eugênia Sardeiro foi classificada entre os dez melhores trabalhos do País, no Concurso Nacional de Poesia, preparado pela Revista Brasília. Ainda nesse ano, Loucuras da Solidão foi publicado pelo Jornal Imprensa Literária, do Rio de Janeiro. Além de atuar na divulgação de textos de divulgação em mídia digital, Eugênia Sardeiro, também é repórter oficial, cronista e colaboradora do site Baianada.com, ao lado de Ailton Teixeira, idealizador da página.

Gilson Vasco
Enviado por Gilson Vasco em 26/04/2011
Código do texto: T2931263
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.