O GATO E O POMBO

O título O GATO E O POMBO é peculiar a uma fábula. Mas posso garantir que não se trata disso. Embora saibamos que o gato é tido como inimigo nº 1 do rato, neste imbróglio ele optou, talvez por instinto ou falta do primeiro, por um pombo, ou uma inocente pomba. O que aconteceu entre os dois não foi nada agradável, principalmente para a ave da família dos columbídeos, isto é, a pomba, a qual foi lamentavelmente presenciada por algumas crianças que, assustadas, não entenderam nada daquele ataque repentino e traiçoeiro daquele felino.

Todavia, como essas criaturinhas hodiernas já estão acostumadas com um mundo mais perturbado, diferente, repleto de ações, fatos inusitados divulgados pela televisão, internet, elas não ficam mais tão horrorizadas como antes. Qualquer atitude intempestiva, violenta e até horripilante não as amedronta mais. Para elas, tudo é diversão e entretenimento. Vamos ao fato que ocorreu no estacionamento do prédio onde moro.

Era um dia como outro qualquer. Tudo transcorria normalmente. Já no final da tarde uma cena inusitada aconteceu. Como aqui no bairro da zona leste de São Paulo há muitos pombos, vivendo aleatoriamente atrás de migalhas pelo chão, quase ninguém os importuna. Deixa-os bem tranquilos ou quase. Pois, principalmente quando estão em plena rua, de vez em quando surge de repente algum carro, onde o motorista incauto chega a atropelar alguma dessas aves. Por outro lado, quando elas povoam os prédios ou procuram alimentos no chão de algum estacionamento, aí são outros quinhentos. Com raríssimas exceções, como aconteceu recentemente.

Costuma-se dizer que o pombo transmite algum tipo de doença. Se é verdade ou não, não vem ao caso, o certo é que ninguém nunca ouviu falar que alguém morreu por causa de uma ave dessa estirpe. Pelo o contrário, além dela ser até o símbolo mundial da paz, segundo a Bíblia, Noé a soltou como mensageira para averiguar o volume das águas do dilúvio que destruiu a terra por ordem Divina. Quer dizer, em resumo, quase nunca se ouviu falar mal de um inocente pombo. Mas como ninguém nunca está isento das vicissitudes da vida, inclusive os animais e aves, uma pobre pomba foi vítima de um ataque traiçoeiro e fulminante de um gato que estava sob um dos carros parados ali naquele estacionamento do prédio. Aquela ação do felino impressionou até a mais astuta das crianças, pois ninguém sabia que ele estava ali na espreita só esperando o momento certo de atacar a coitada daquela ave. E no exato momento em que isto aconteceu, o susto foi em dose dupla, isto é, tanto à indefesa pomba quanto às crianças. Pois no momento em que abocanhou a sua presa, o gato soltou um miado estranho e prolongado, dando entender de que ele era a vítima. No entanto, pela quantidade de pena que se evaporou daquele local dava pra ter dó daquela pobre ave. E quem presenciou aquela cena lamentável foi unânime em afirmar a triste frase: QUE PENA!...literalmente.

JOBOSCAN
Enviado por JOBOSCAN em 24/04/2011
Código do texto: T2927882