Escrevendo com sangue
 
            Pois é o que lhe digo: não se escreve pelo simples prazer de teclar ou desenhar letras. Os resultados são ruins.
            Escrever, como toda arte, necessita do aprendizado fundamental. A língua e a literatura. E, sobretudo a alma da verdade, o transmitir conhecimento sem ser professor, usando sua sabedoria.
            É penoso. A língua tem que ser trabalhada em todo o trecho. Não pode haver erro, perde-se tudo, o autor não merece crédito. É preciso ter amplo domínio do vernáculo e da ciência do saber a comunicação com quem lê.
            O cérebro sangra, o coração sangra, os dedos tremem. As idéias funcionam como engrenagens de uma máquina perfeita. Além de não poder brincar com o leitor e ter por ele o máximo respeito, há que se despertar o seu interesse nas primeiras linhas, e levá-lo assim até o final. Um processo difícil e na maioria das vezes doloroso.
            Sua verdade tem que ser exposta. Não interessa se não é a do leitor: não podem existir mentiras, falsidades. Quem escreve para agradar o leitor, preocupado com este pensamento, cai fatalmente em erro sem remédio.
            É bom que tenha em mente que quem lê logo percebe se o autor está enchendo o papel, ou querendo demonstrar cultura. Escrever não é isto. É entregar-se, num ato de doação. Todo aquele que tem conhecimento fica na obrigação de transmiti-lo sem alterar uma letra.
            Enfim, escrever é um ato de amor, que não está sujeito a outra regra, senão esta. Doar-se.


Este texto tem correlação com o anterior.  
Jorge Cortás Sader Filho
Enviado por Jorge Cortás Sader Filho em 28/03/2011
Código do texto: T2874800
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.