ÁGUA MOLE EM PEDRA DURA (EC)
EDUCAÇÃO PELA PEDRA. Este é o tema a ser desenvolvido pelo grupo do EC. É uma afirmação forte, levando-se em consideração a dureza da pedra, que é apenas uma pedra, objeto material que não possibilita outro entendimento. E eu fico cá pensando... No caso, a quem ou o quê a pedra representaria no contexto EDUCAÇÃO? Representaria o sistema? Imagino que não, esse nos parece frouxo, criando os seus instrumentos inconsistentes, não aplicando a lógica, entendida como: para ensinar se faz necessário aprender. Mas, infelizmente, essa lógica não é aplicada, e uma vez instalado o circulo vicioso, o professor que, (com raras exceções) finge que sabe, “ ensina” ao aluno, que lhe segue os passos: finge que aprende. O primeiro, na expectativa, talvez, da confirmação do provérbio que ensina: água mole em pedra dura tanto bate até que fura.
O tema nos reporta até o poeta João Cabral de Melo Neto, que também tem lá o seu poema tratando do assunto, escrito com sua forma nada comum de fazer poesia, conforme os versos que se seguem:
Uma educação pela pedra: por lições;
para aprender da pedra, frequentá-la;
captar sua voz inenfática, impessoal
(pela de dicção ela começa as aulas).
A lição de moral, sua resistência fria
ao que flui e a fluir, a ser maleada;
a de poética, sua carnadura concreta;
a de economia, seu adensar-se compacta;
lições da pedra (de fora para dentro,
cartilha muda), para quem soletrá-la
(...)
(EDUCAÇÃO PELA PEDRA)
(ESTE texto faz parte do exercicio criativo "Educação pela Pedra". Confira outros textos,explorando o tema clicando :http://encantodasletras.50webs.com;pelapedra.htm