“ CONHECIMENTO: OPINIÃO DE VERDADE JUSTIFICADA”
 
 


Vez por outra entro numas cismadas de torcer rabinho de porco. Hoje inculquei  com o conhecimento, o quanto existe de empirismo nisso . Seria o conhecimento fundamentado apenas na experiência? Vamos mais fundo. É dito, que uma definição aceita até hoje, foi desenvolvida por Sócrates  de que conhecimento seria uma opinião  de verdade justificada. Mas o que é a verdade? Para essa pergunta quem tem uma resposta interessante é o Aristóteles, vejamos: verdade é dizer do que é que é e do que não é que não é.


 Deixemos Sócrates e Aristóteles no seu tempo e vamos chegando   em 1588, ano em que nasceu o pensador político e filósofo Thomas Hobbes, considerado um empirista, que acreditava no conhecimento fundamentado na experiência e considerava a instrução entre os homens como forma de objetivação de uma prática eficiente, eliminando o subjetivismo.


Mas também tem quem explique a origem do conhecimento englobando imaginação e memória, desta maneira:  a origem de todo conhecimento é a sensação, que por sua vez é o principio original do conhecimento dos próprios princípios, enquanto a imaginação é um agrupamento inédito de fragmentos de sensações   e a memória nada mais é do que reflexo de antigas sensações. Complicado, não é? “Xá pra lá” como diz a minha amiga Nena.


Enquanto isso uns conhecem mais, outros conhecem menos... E pensar que a Natureza fez os homens tão iguais quanto as faculdades do corpo e do espírito... 

 
Zélia Maria Freire
Enviado por Zélia Maria Freire em 11/03/2011
Código do texto: T2840750
Classificação de conteúdo: seguro