MÃE

MÃE

Embora seja uma virtude complexa, com diz Santo Tomás. A eubulia e a synesis de Aristóteles. É o bom senso e a capacidade de aconselhar e ser aconselhado.

Pessoa prudente é quem pensa antes e pensa grande sobre o futuro, seja de si mesmo, seja daqueles e do mundo que o rodeia. É aquela que não menospreza os que ainda não amadureceram na virtude. Aliás, o menosprezo já sinal de imprudência.

A prudência é uma virtude importantíssima para o dia-a-dia de cada um. É uma virtude que tem mais de arte do que de ciência.

A mãe prudente é aquela que sabe discernir sem tolice, e sempre do melhor modo possível. A mãe, se não é, deveria ser prudente, pois é ela que vai transmitindo aos filhos e filhas a sabedoria da vida, é aquela que leva pela mão desde a mais tenra idade, que dá mamá, que ensina os comportamentos e valores. Isso é chamada de razão perfeita por Santo Tomás. É aquela atitude objetiva e transcendente, sempre com uma razão convencível a partir de cada cultura.

A mãe prudente incorpora à vida uma serenidade e uma segurança nos bons conselhos que a faz ser mãe de fato e de direito. Ela passa a ser um farol, uma luz que dá segurança à família. O fato da mãe ter uma boa ciência moral não vai mudar a sua conduta pessoal, mas sim a prudência que ele traz em seu ser.

Então, podemos dizer que todo mulher que chega a esse estágio é mesmo uma verdadeira mãe. E para se chegar a essa altura, não é preciso se uma acadêmica ou filósofa, mas apenas prudente na simplicidade e humildade!

É isso aí!

.

Gómez Robledo A. – Ensayo sobre la virtudes intelectuales, FCE México – 1957.

Acácio.

Acácio Nunes
Enviado por Acácio Nunes em 03/03/2011
Código do texto: T2826322
Classificação de conteúdo: seguro