RONALDO "FENÔMENO" - COMPREENSÃO E ARTE

Temos que entender o limite do corpo. Não somos maquinas sem defeitos. Chega um ponto que não dá mais e exigimos que tudo seja como antes. Foi isso que aconteceu com Ronaldo Fenômeno.

Craque, indiscutivelmente craque. Vibramos muito com seus gols e jogadas fenomenais. Isso o levou ao título de melhor jogador do mundo pela FIFA por três vezes. Algumas contusões quase tiraram ele do futebol antecipadamente. Mas ele resistiu e sempre retornou dando a volta por cima. A Copa de 2002 foi um grande exemplo de superação.

O tempo passa, a idade vai avançando. Não que ele seja muito velho, mas as circunstâncias por ele vivenciadas, provocaram mudanças em seu organismo. O fôlego de antes não era o mesmo de hoje. As dores se intensificaram por causa das contusões. Novos hábitos começaram a raiar. Ronaldo, por forças maiores, resolveu encerrar sua carreira.

Foi necessário este anuncio para que o torcedor revivesse a sua importância. Os torcedores são muito exigentes. Observam muito o momento. Quando se vai bem em campo, eles aplaudem, incentivam, inventam melodias, idolatram como santo... Quando a fase não está tão boa, esquecem o passado e ignoram o talento já demonstrado.

Ronaldo dentro de campo, foi exemplo de força, talento, emoção e conquistas. Suas jogadas brilhantes e seus belos gols, por muito tempo coroarão a nossa memória e as mídias eletrônicas da TV. Portanto, antes da crítica, é necessário sentir na pele determinada situação. Não conhecemos o interno de cada um. Julgamos o superficial e isso não é o argumento necessário para bolar uma crítica. No caso do Ronaldo, ele não precisava mostrar mais nada. Em campo foi o melhor. Tudo passa. Temos que nos conformar.

Saber compreender as vitórias e derrotas, ter paciência com as pessoas e com os profissionais que fazem arte com uma bola, é sinal de equilíbrio e postura social.

Obrigado Ronaldo, por sua arte e encanto magistral!!!