Corpo invisível

Você não consegue visualizar um sentimento ou não se preocupou em vê-lo?

Quem nunca presenciou o ódio se apossar da garganta e da língua daqueles que vociferam palavras carregadas de energias pontiagudas?

Quem nunca assistiu o amor se apoderar dos mesmos órgãos acima mencionados e transmitir de forma doce, meiga, gentil e suave palavras de encorajamento, de superação aos que foram embrulhados pelos tornados da existência?

Enxergar as emoções é uma questão de sensibilidade, de afinação. É preciso depurar, decantar a capacidade que está em todos de observar.

A expressão facial, corporal, o gestual, até a forma de escrever, a forma de pintar, o tom de voz tudo isso são mecanismos por onde as emoções se tornam quase palpáveis.

Só não percebem quando uma pessoa está triste, quando esta contente, quando está apreensiva, com medo, insegura... Aqueles que ainda não possuem perspicácia e sensibilidade bastante dilatada.

O bom observador, usa sempre os óculos do bom senso com as lentes da justiça que o alertam quando ele esta observando com olhos do protecionismo, do favoritismo, da vantagem...

O observador sagaz pode até se deixar seduzir por algo, por alguma coisa ou por alguém, mas estará sempre consciente de sua conduta, pois justiça e o bom senso são características imprescindíveis aos que procuram enxergar o invisível.

Qualquer que seja o estado emocional que uma pessoa esteja ela transmite a emoção com a qual esteja vivendo naquele momento. Não faltam transmissores, os receptores é que estão escassos.

O experiente ator, quando esta representando se deixa dominar pela emoção para expressar com bastante autenticidade as emoções do seu personagem. A cena é montada, programada e estudada. Mas a emoção é autêntica. Somente uma genuína emoção pode emocionar.

As emoções se instalam na mente, dirigem-se para o coração, depois retornam para a mente carregando uma ordem que acionará alguma parte do corpo para expressar atitudes boas ou ruins, para ajudar ou prejudicar.

Ora elas usam o dedo para acionar um gatilho, a mão para empunhar uma faca.

Ora os dedos são usados para retirar algum objeto da garganta de uma criança entalada, a mão para sustentar alguém que esteja caindo de um precipício.

Quando permitimos que as emoções maléficas dominem nossa mente e nosso coração, tornamo-nos bonecos de ventríloquo delas, falamos e agimos conforme suas ordens e depois de nos manusear como brinquedos, nos arremessão na masmorra mental das lamentações e do arrependimento.

Hoje, quando for tomar alguma atitude importante e decisiva para sua vida, certifique-se que suas emoções e as daqueles com quem vai conversar estejam favoráveis aos seus propósitos.

Paz e sabedoria.