Falando de Futebol

Quando quisermos escrever, ou mesmo falar, de um futebol bem jogado, cheio de craques, temos de voltar a um passado glorioso, com grandes plateias.

Hoje escreverei sobre uma época que não voltará mais, ou seja, os anos 30 e 40, do século XX.

No dia 12 de novembro de 1933, o Palestra Itália, futura Sociedade Esportiva Palmeiras, e o São Paulo F. C. fizeram sua última partida pelo campeonato paulista de 1933, e o Palestra venceu por 1 x 0, sagrando-se bi-campeão paulista (já o fora em 1932 e seria tri em 1934).

O Palestra Itália jogou nesse dia 12 de novembro com Nascimento, Carnera e Junqueira; Tunga, Dula e Tuffy; Avelino, Gabardo, Romeu, Lara e Imparato. O São Paulo F. C. formou com José, Sílvio e Iraceno; Rafa, Zarzur e Orozimbo; Luizinho, Armandinho, Friedenreich, Araquém e Hércules. Foi um grande jogo e o gol do Palestra foi marcado por Avelino. O Juiz foi o senhor Algemiro Balio.

Em 1940, no Rio de Janeiro, o então Distrito Federal, o Fluminense F. C. sagrava-se campeão carioca. No último jogo, contra o Botafogo de F. R., nas Laranjeiras, o Fluminense venceu por 3 x 1, perante grande público e com a arbitragem de Mario Vianna. Os gols do Fluminense foram marcados por Adilson, Romeu e Carreiro enquanto que Heleno de Freitas descontou para o Botafogo.

Os quadros foram estes: Fluminense F. C. Batatais, Norival e Machado; Brant, Bioró e Spinelli; Adilson, Romeu, Russo, Tim e Carreiro. O Botafogo de F. R. formou com: Aimoré Moreira, Gram Bell e Nariz; Zezé Procópio, Zezé Moreira e Canalli; Álvaro, Heleno de Freitas, Pascoal, Geninho e Patesko.

Vejam quantos craques juntos. Daria para fazer duas Seleções Brasileiras.

Em 1942, no dia 8 de novembro, disputou-se um dos maiores clássicos do futebol mundial. Foi no estádio do Boca Juniors, hoje “La Bombonera”, que Boca e River Plate se enfrentaram. Vale salientar que era, talvez, a melhor época do futebol argentino. Havia jogadores argentinos brilhando em todas as partes do mundo, e ainda sobravam muitos jogadores de alta qualidade na Argentina. Basta verificar as duas equipes que se enfrentaram nessa partida de 8 de novembro de 1942, cujo resultado final apontou a igualdade em 2 x 2. O juiz foi o senhor Bartholomé Macias. Os gols foram marcados por Gandula (2) para o Boca e Pedernera (2) para o River.

Os quadros foram estes: C. A. Boca Juniors com Estrada, Marante e Valussi, Sosa, Ernesto Lazzatti e Zárraga; Emílio Boyé, Emílio Elena, Sarlanga, Gandula e Raúl Emeal. o Técnico era o senhor Oscar Tarrío. e o C. A. River Plate com Júlio Barrios, Vaghi e Ferreyra; Yácono, Rodolfi e Ramos; Deambrossi, José Manoel Moreno, Pedernera, Labruna e Lostau. O Técnico foi o senhor Renato Cesarini.

Curiosidades: Gandula, mais tarde, passou pelo C. R. Vasco da Gama do Rio de Janeiro. Quando seu time estava ganhando, ele fazia o possível para reter a bola.

Talvez venha daí o nome dos atuais pegadores de bola.

Segundo cronistas argentinos, José Manoel Moreno e Adolfo Pedernera foram melhores que Diego Armando Maradona.

Laércio
Enviado por Laércio em 07/02/2011
Código do texto: T2777940