Muletas

Quando falo que uso muletas, deixo claro que possuo alguma deficiência, que sou aleijado e meu ego se sente ferido, diminuído.

Entretanto, após uma análise mais profunda e despida de preconceitos, constato que todo ser humano depende ou inevitavelmente dependerá algum dia de algumas muletas.

Quando bebê, necessito das tetas maternas como muletas.

Quando criança as mãos de meus pais são minhas muletas para atravessar a rua

Depois, na madureza, quando a vida adquire outros valores, quando as limitações passam a nos acompanhar, as dores orgânicas me obrigam a procurar a muleta médica, farmacológica. Os remédios atenuam minha dor, abrandam meus medos, facilitam minha digestão. são muletas para suavizar o bate-estacas da vida.

Quando o peso da vida atinge meu mental, meu emocional, procuro pela muleta da terapia, pelas sessões psicológicas, pelas consultas psiquiátricas.

Quando acredito que o contato com um Deus vai me amparar na caminhada, a muleta da religião me dá forças para caminhar, para acreditar que grandiosos momentos viram, mas as muletas mais usadas, as mais freqüentemente requisitadas, pela facilidade que elas oferecem, por não exigir grandes sacrifícios dos seus usuários, são as trincadas e carcomidas muletas das drogas, do álcool. Que iludem os deficientes, afastando-os das salutares dores que impulsionaram seu desabrochar para uma consciência mais ampla.

E você?! Quantas muletas você possui?

As muletas são partes importantes na caminhada da raça humana, sem as quais os tombos seriam freqüentes e a derrocada seria iminente.

Paz e equilíbrio.