O pêndulo

O atual momento, banhado por avançadas tecnologias extinguiu comportamentos, brincadeiras, culturas. Ditou novos parâmetros, modernos padrões que tem tornado a vida não vivida, mas simplesmente projetada numa webcam, no simulador de um momento virtual.

As emoções agora são postadas num blog ou numa rede social, em substituição a presença energética de outra pessoa que se expressaria facial, verbal e comportamentalmente.

Quando tornar-se insuportável, maçante e insossa essa pseudo-vida, os valores que se tornaram obsoletos serão resgatados pelos raros idosos que vivenciaram autenticas experiências vivificantes.

A garotada deixará de lado o vídeo game, encherão sacos plásticos com bolinhas de gude e sairão para as ruas à procura de outros garotos dispostos a aumentar sua quantidade de bolinhas.

As mães saborearam o prazer de ter que obrigar seus jovens filhos a tomar banho depois de um dia inteiro correndo a trás de cafifa (pipa).

Almoçar ou jantar fora readquirirá o status de grande evento.

A simplicidade será desejada, ao passo que a tecnologia será repelida.

Os prazeres do contato, das verdadeiras emoções serão pontos cruciais para muitos que buscaram de todos os meios o nobre título que outrora ofendia e agora enaltece. Ser “retrogrado” terá o mesmo significado de “antenado” de “moderno”.

Cursos técnicos capacitaram as pessoas a se tornarem homens e mulheres como no passado. “Desrobotize-se já” ou “humanize-se em poucos meses, temos os melhores mestres anciãos do pedaço”. Eis alguns slogans que dominaram as propagandas e os classificados do setor comercial.

O sexo será mais difícil, consequentemente mais valioso, mais desejado, portanto mais responsavelmente praticado.

Os idosos não mais ficaram em pé no ônibus lotado.

Está se aproximando o tempo em que retrocederemos. Quando alcançar-mos o limite extremo da tecnologia e da superação estaremos prontos para praticarmos o lendário, artístico e famoso passo de Michael Jackson.

Os excessos conduzem ao seu antônimo.

O rude, simples e com poucos recursos provocou o surgimento do avanço tecnológico.

Da mesma forma que o extremo tecnológico, não tendo mais para onde se expandir, tornar-se-á sacal, tedioso e retroagirá em busca do que se tornou esquecido e por esse motivo, novo, desconhecido e desejado por gerações vindouras. Até alcançar seu ápice e procurar o caminho oposto. Ou seja, o mundo tecnológico.

Forte abraço e muita paz.